Como ESTUDAR para OAB em 90 DIAS? ✅ (GUIA COMPLETO)

Se você tem 90 dias até a prova da OAB e está se perguntando se dá para fazer um preparo completo nesse tempo, a resposta para você é sim.

Mas, para você ter um preparo eficiente em 90 dias, você precisa tomar alguns cuidados e estudar da forma certa para realmente ter chance de passar.

E é exatamente isso que vou te ensinar neste vídeo, bora lá?

Como Estudar para a OAB em 90 dias

Eu já falei aqui no site e lá no meu canal do Youtube que o tempo é a principal peça no preparo para OAB.

Porque o seu preparo tem que caber no tempo que você tem disponível até a prova.

Método Passe na Ordem

Então se você tem 3 meses, 90 dias para estudar para a prova da OAB dá sim para você fazer um ótimo preparo, mas tem que ser um preparo que seja compatível com esse tempo.

Então, aqui neste artigo eu vou mostrar as 4 etapas que você precisa seguir para estudar de forma eficiente nesses 90 dias e passar logo na OAB, ok?

1 – Calular seu tempo estudar para a OAB

Bem, a primeira etapa para você começar o seu preparo é ter clareza do seu tempo de estudo.

O tempo é algo que delimita o seu estudo, então não adianta nada se inscrever em um curso imenso de 1000h de duração se você tem 3 meses para prova.

Porque dividindo 1000h por 90 dias você teria que estudar quase 11h por dia para concluir 100% do curso a tempo.

Então, se você tem umas 3h por dia para focar no estudo, por exemplo, você só conseguiria estudar 270h no final desses 90 dias, o que não daria para concluir nem 30% desses cursos gigantes de 1000h.

Então a minha dica para você é: evite ser vítima de propaganda desses cursinhos gigantes que existem por aí.

Um curso para OAB é igualzinho a um tênis, você pode comprar o melhor tênis do mundo, mas se ele não couber no seu pé ele não vai ser uma solução para você.

Não é porque o curso tem uma carga horária enorme e faz propagandas em tudo que é canto que ele realmente vai ser uma solução para você.

Para fazer uma boa escolha de acordo com a sua realidade, sempre faça esse cálculo da quantidade de horas de aulas dividido pela quantidade de dias que você tem.

Método Passe na Ordem

Assim dá para ter uma ideia mais clara se você vai conseguir encaixar esse curso na sua rotina e fazer um preparo completo a tempo, entendeu?

Na época que eu estava me preparando para o exame eu fiz esse mesmo cálculo que eu estou falando aqui e vi que eu tinha 3 meses para prova e no máximo 3h por dia para estudar.

Foi aí que eu percebi que nenhum cursinho de matérias que existia na época eu ia conseguir completar a tempo.

Então eu tive que pensar em outra forma diferente de estudar para chegar a minha aprovação.

Quando eu parei para analisar esses cursinhos que a gente encontra por aí, eu percebi que a maioria é cheio de aulas de 40min a 1h de duração.

Mas como são muitas matérias, são necessárias muitas aulas e por isso os cursinhos de videoaulas ficam tão gigantescos e impossíveis de se completar a tempo da prova.

Outra coisa que eu percebi é que a prova da OAB não usa cursos assim para criar a prova.

A prova da OAB é sempre 100% baseada na lei seca.

Então a única coisa que o professor da aulinha do cursinho vai ensinar para você é aquilo que ele leu na lei seca e interpretou. Coisa que você mesmo pode fazer sem ter que assistir a aula de 1h.

2 – Estudar para a OAB pela Lei Seca

Então aqui entra a segunda etapa do seu preparo eficiente que é o estudo pela lei seca.

Método Passe na Ordem

Por mais estranho que pareça, você não precisa de aulas de professores ensinando direito penal, civil, constitucional ou qualquer um dos direitos para você.

No preparo para OAB o que você mais precisa é ter contato direto com a letra lei.

Eu sei que pode até parecer que você precisa ficar sentado assistindo aulinha de alguém, mas não se engane, não adianta nada ter 1000 aulas se você só vai assistir 60 aulas até o dia da prova.

Com 90 dias para estudar, não dá para ficar tentando engolir todas as aulas do cursinho até cair no sono nem perdendo tempo com intensivão de 4h.

Estudar de forma direta pela lei seca vai ajudar você a cobrir muito mais informação em muito menos tempo de estudo, que é exatamente o que as pessoas com 90 dias precisam para fazer um bom preparo até a prova.

Claro que não adianta estudar os códigos e artigos aleatoriamente.

Para estudar pela lei seca você precisa saber o que focar no seu estudo.

3 – Identificar o que Estudar para a OAB

E é aqui que entra a terceira etapa que é a identificação dos assuntos importantes

A lógica é bem simples…

Imagine que você vai viajar só com uma bagagem de mão, o que você levaria?

É óbvio que você vai levar as roupas que você mais gosta e itens que são essenciais para você, não é?

A mesma lógica acontece com a OAB!

A OAB não consegue cobrar todo o curso de direito em uma prova, ela precisa priorizar algo e é óbvio que ela vai priorizar aquilo que ela acha mais importante.

E um assunto importante não perde o seu valor de uma prova para outra, então as provas passadas da OAB são um verdadeiro mapa do que priorizar no seu estudo.

Enfim, o que eu quero que você entenda aqui é que SIM, o curso de direito é grande e há muitos assuntos que a OAB pode cobrar na prova.

Mas por causa do número de questões da prova ela precisa priorizar alguns assuntos e deixar muita coisa de fora.

E o mais interessante é que, se você fizer a análise das provas, você vai ver que a OAB tem muito mais chance de repetir esses assuntos que ela acha importante em outras provas.

Para você ter noção, na época que eu estava me preparando, eu analisei 10 provas da OAB e criei uma análise com todos os assuntos e artigos que eu ia ter que estudar, bem parecida com a dessa imagem aqui.

Depois que passei no exame eu conferi essa minha análise com a prova e 66 questões da prova da OAB batiam com os assuntos da minha análise.

Ou seja, estudando apenas o que separei na minha análise eu teria todo o conhecimento para acertar 66 questões da prova.

E foi exatamente isso que me fez passar estudando com o pouco tempo que eu tinha.

Por isso, se você tem 90 dias para a prova, é super importante fazer esse tipo de análise para identificar quais assuntos você deve focar sua atenção e também quais assuntos você nem precisa olhar.

E quando você sabe o que focar, o estudo direto pela lei seca fica super fácil de se fazer.

“Ai, Raiany, mas analisar 10 provas passadas vai gastar muito tempo, né?”

Fazendo a análise dessas provas passadas você não vai estar gastando seu tempo.

Você vai estar investindo seu tempo da melhor maneira possível porque você vai estar identificando exatamente o que precisa estudar.

Claro que fazer uma análise não é como sentar a bunda na cadeira e fingir que está prestando atenção em uma aula chata de algum professor.

Criar a sua própria análise vai exigir atenção, dedicação e compromisso seu, mas é algo que vai aumentar muito as suas chances de passar, pois você vai estar dominando aquilo que realmente tem chance de cair na prova.

Agora, se você acha que não vai ter tempo para fazer uma análise completa dessas e quer minha ajuda, uma opção é entrar no método meu estratégico para OAB.

Lá você vai ter acesso a minha análise atualizada e a estratégia completa de preparo para a primeira e segunda fase da OAB.

Para entender bem certinho como funciona é só acessar o link abaixo:

Método Passe na Ordem

4 – Praticar com Questões da OAB

Sabendo o que estudar e fazendo o estudo pela lei seca, fica faltando apenas a quarta etapa que é a prática com questões.

É super comum encontrar pessoas que acham que estudaram bem e quando chega lá na prova percebem que não gravaram bem aquele assunto.

Parece aquele filme que você viu e acha que lembra dele todo, mas quando um amigo faz uma pergunta de uma cena você não lembra e não sabe como responder.

Estudar sem praticar gera essa falsa sensação de que você dominou tudo o que você viu, mas é na prática que a gente percebe se gravou bem a informação ou não.

Então, para fazer um bom estudo você precisa saber o que focar, estudar pela lei seca e praticar todos esse assuntos por meio de questões.

Nessa prática você vai identificar o que você foi bem e não precisa ser mais revisado e também aquilo que você estudou mas acabou não gravando bem e precisa passar por revisão.

Como Estudar para OAB em 3 meses

Claro que aqui nesse artigo eu não vou conseguir te passar todos os detalhes das etapas de estudo e também da prática com questões, pois ficaria MUITO longo, mas essa base que eu te passei aqui vai virar completamente o jogo no seu preparo.

Se você aplicar exatamente essas 4 etapas que passei aqui, você tem tudo para usar da melhor forma possível esses 90 dias que você tem até a prova.

Uma coisa que eu sempre falo para os meus alunos é que estudar bem não é estudar MUITO.

Estudar bem é estudar exatamente aquilo que tem chance de ser cobrado de você no tempo que você tem disponível.

Não adianta nada ser excelente em alemão se sua viajem é para o Japão.

Da mesma forma, não adianta nada tentar empurrar goela a baixo 5 anos de curso de direito em 90 dias se apenas uma pequena parte vai realmente cair na prova.

Procure pensar fora da caixa e coloque em prática o que eu te ensinei aqui.

Não adianta nada ler este artigo e não tomar nenhuma ação.

A aprovação só chega para aqueles que enfrentam o desafio e fazem isso de forma inteligente e eu sei que se você chegou até ao final deste artigo, você consegue aplicar isso ai na sua rotina e conseguir a sua aprovação.

E se quiser entender como eu ajudo centenas de pessoas todos os anos a passar na OAB estudando de forma mais inteligente e estratégica, é só clicar no link que vou deixar aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Gratidão por me acompanhar até aqui e a gente se vê em um outro artigo, em um próximo vídeo lá no youtube ou lá na minha turma do Método Passe na Ordem.

Até mais!

Aula Gratuita

Sobre o autor