Como ESTUDAR para o Exame 43 OAB do ZERO? (GUIA COMPLETO)

“Raiany eu vou começar a estudar para o Exame 43 do OAB do zero, o que eu preciso fazer?”

Essa é uma pergunta que eu tenho recebo muito e se você quer vencer o Exame 43 da OAB estudo estudando do zero, me acompanha aqui que eu vou te ensinar tudo aquilo que você precisa saber, bora lá?

Um ótimo preparo para OAB envolve basicamente 2 passos:

O primeiro é saber com precisão o que você deve estudar

E o segundo é saber como fazer um estudo bem eficiente desse conteúdo no tempo que você tem.

Método Passe na Ordem

1 – O que Estudar para a Prova da OAB

Então, começando pelo começo, é muito importante a gente identificar exatamente o que vamos estudar para a prova da OAB.

Porque, apesar do curso de Direito ter muito conteúdo e ser muito extenso, não é todo esse conteúdo que vai cair lá na prova da OAB.

A prova tem apenas 80 questões, então a OAB acaba tendo que priorizar alguns assuntos e deixar de fora da prova muitas outras informações.

Ou seja, se você está começando do zero é super importante identificar quais são esses pontos que tem mais chance de cair na prova e separar eles daqueles pontos que tem zero chances de aparecer.

Porque assim você vai conseguir fazer um estudo em menos tempo e com muito mais foco e a sua chance de tirar uma ótima nota lá na prova vai ser muito maior.

Outra grande vantagem de identificar logo aquilo que você precisa focar é que, mesmo que você esteja afastado do direito há muito tempo, você não vai ter que revisar o curso de Direito inteiro para estar pronto para a prova.

Você vai ter que dominar apenas aquelas informações que você sabe que realmente têm mais chance de aparecer na prova.

Inclusive é exatamente esse estudo focado no que tem chances de cair que eu ensino para os meus alunos.

E eu vou deixar mais detalhes da minha estratégia de estudo aqui no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Método Passe na Ordem

Como Identificar o que Estudar para a Prova da OAB

Enfim, eu, por exemplo, na época que fui fazer o meu estudo, a primeira coisa que fiz foi pegar algumas provas da OAB e começar a identificar aqueles assuntos mais presentes nas provas.

Eu praticamente fiz uma análise probabilística do que a OAB tinha mais chance de cobrar e, depois de analisar 10 provas, acabei criando uma análise de cada matéria tipo como essa aqui.

Nela eu separei em verde aquilo que tinha mais chance de cair e a cor vai mudando até o vermelho que são os assuntos que tem menos chance de cair.

E, claro que fazendo uma análise com base nas provas eu fui percebendo aos poucos que praticamente dois terços do Vade Mecum nunca caíram no exame.

Ou seja, muito conteúdo que as pessoas estudam eu simplesmente excluí do meu preparo, porque não fazia sentido matemático estudar aquele monte de coisa que nunca apareceu na prova.

Então, cobrindo bem essa análise, eu consegui fazer o meu preparo em muito menos tempo que as outras pessoas e acabei passando de primeira na Prova da OAB.

Para você ter ideia, até hoje eu mantenho essa análise atualizada para os meus alunos e no exame 41 por exemplo os assuntos de 60 das 80 questões da prova estavam nessa análise.

Ou seja 75% da prova estava na análise que eu faço e entrego para os alunos do meu método.

E é por isso que se você sabe muito bem aquilo que você precisa focar você consegue fazer um estudo em um tempo muito menor e acaba tendo muito mais chance de passar na prova do que quem só assistiu um monte de aulas sem foco algum.

Então, se você tem tempo pra fazer a sua própria análise, vai no site da OAB, pegue as últimas 10 provas da OAB, sempre indo da mais nova para a mais antiga, e comece a rastrear quais são os assuntos que realmente estão aparecendo nessas provas.

Método Passe na Ordem

Assim você vai saber aquilo que você deve dar prioridade no seu estudo e também vai eliminar muito lixo aí do seu preparo que tem zero chances de cair.

“Ahh Raiany, mas analisar provas assim dá trabalho, vai demorar, não vai?”

Olha, claro que vai levar um bom tempo fazer uma análise assim, principalmente se você for fazer de 10 provas como eu fiz para realmente ter certeza que vai estar estudando as coisas certas.

Mas é um tempo que você está economizando e não perdendo.

Porque se você estiver estudando sem foco, você com certeza vai perder tempo estudando coisas que não vão cair na sua prova.

Então, sim leva um certo tempo analisar provas passadas, mas é um tempo bem usado que vai aumentar muito as chances de você fazer a sua última prova da OAB, entendeu?

Claro que, se você não quer parar para fazer uma análise assim ou não tem tempo de ficar analisando provas, dá uma conferida no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá tem todos os detalhes do meu método que inclui essa análise atualizada e o passo a passo de tudo aquilo que você precisa fazer pra passar nas duas fases do OAB e inclusive tem todo o meu apoio em ambas as fases.

2 – Como Estudar para a OAB de forma EFICIENTE

Enfim, analisando as provas e descobrindo aquilo que você precisa estudar, fica faltando apenas a parte de como estudar de forma eficiente.

E aqui eu tenho certeza que você deve ter pensado em pegar algum cursinho com videoaulas gigantescas de um professor revisando tudo aquilo que você viu na faculdade.

Mas eu já te adianto que videoaulas é a pior forma possível de fazer o seu estudo.

Porque, além das aulas serem longas e cansativas, esse é um formato de estudo bem passivo onde o professor cospe um monte de informações na sua cara e 2h depois você já não lembra do que estudou.

Então, em vez de gastar o seu tempo assistindo um monte de aulas longas, é muito melhor fazer um estudo mais ativo direto em contato com a lei.

Esse estudo direto pela lei é literalmente fazendo a leitura do texto da lei, que pode ser aquela que você encontra no site do planalto ou em algum vade mecum atualizado.

E eu sei que muita gente fica insegura estudando lendo diretamente a lei.

Porém, se você sabe exatamente o que estudar, a letra da lei sempre vai ser a melhor opção.

Porque a prova da primeira fase e da segunda fase são 100% baseadas na letra da lei.

Na primeira fase, por exemplo, 70% das alternativas das questões são a cópia literal da letra da lei e os outros 30% é a letra da lei com algumas palavras diferentes.

E na segunda fase você vai precisar da lei pra fundamentar tanto as questões quanto a sua peça processual.

Então, o estudo direto pela lei vai ajudar você a evitar muitos erros e peguinhas na primeira fase e também vai facilitar você encontrar a fundamentação de toda a sua prova da segunda fase.

E, se a gente parar pra pensar, o estudo em contato com a lei é a coisa mais óbvia do mundo.

Porque a prova da OAB existe justamente para ver se você sabe ou não interpretar bem a lei.

Porque é impossível imaginar um advogado de sucesso dependendo de alguma aulinha para fundamentar uma peça, ele precisa saber consultar a lei e usar ela em 100% do trabalho dele.

Então, mesmo que você esteja começando o estudo do zero, é super importante estudar consultando a lei.

Porque, além de fazer você ganhar tempo (já que você vai estudar vários assuntos em minutos ao invés de horas de uma aula), também vai fazer você ter essa prática que vai ajudar você a acertar mais questões na primeira fase e vai ajudar você a fundamentar sua segunda fase de forma muito mais fácil.

Inclusive lá no meu canal do Youtube eu tenho muitos vídeos falando desse estudo mais estratégico e ativo direto em contato com a lei.

Então vale muito a pena você dar uma conferida nesses outros vídeos que tem no meu canal que com certeza vão te ajudar a fazer um ótimo preparo para passar no seu próximo exame, ok?

E como eu já falei, caso você queira um passo a passo bem certinho de tudo aquilo que você precisa fazer pra sair do zero agora e conseguir a sua aprovação, dá uma olhada no link que eu deixei aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá tem todos os detalhes do meu método que já ajudou centenas de pessoas a conseguirem a aprovação estudando de forma mais prática e de forma muito mais eficiente também.

E caso tenha mais alguma dúvida sobre a prova da OAB ou o estudo para ela, só deixar nos comentários dos vídeos no meu canal do Youtube.

Até mais!

Aula Gratuita