Se você tem uns 90 dias até a prova da OAB e está se perguntando se dá para fazer um preparo completo nesse tempo a resposta é SIM.
Mas, para você ter um preparo eficiente nesses 90 dias, você precisa tomar alguns cuidados e estudar da forma certa para realmente ter chance de passar.
E se você seguir essas 4 etapas que eu vou ensinar, você terá tudo para fazer um ótimo preparo e vencer logo o Exame da OAB em 2025.
Passo 1 – Tempo de Estudo
Bem, a primeira etapa para você começar o seu preparo é ter clareza do seu tempo de estudo.
O tempo é algo que delimita o seu preparo, então com 3 meses, se você pegar um curso de 1000h de duração, é um fato que você não vai completar ele até o dia da sua prova.
Porque dividindo 1000h por 90 dias você teria que estudar quase 11h por dia para concluir 100% do curso a tempo.
Então, se você tem aí umas 3h por dia para focar no estudo, por exemplo, você só conseguiria estudar 270h no final desses 90 dias.
O que não daria para concluir nem 30% desses cursos gigantes de 1000h.
Então, a minha dica para você é: Evite ser vítima de propaganda desses cursinhos gigantes que existem por aí.
Um curso para OAB é igualzinho a um tênis, você pode comprar o melhor tênis do mundo, mas se ele não couber no seu pé ele não vai ser uma solução para você.
Não é porque o curso tem uma carga horária enorme e faz propagandas em tudo quanto é canto que ele realmente vai ser uma solução para você.
Para fazer uma boa escolha de acordo com a sua realidade, sempre faça esse cálculo da quantidade de horas de aulas dividido pela quantidade de dias que você tem.
Assim dá para ter uma ideia mais clara se você vai conseguir encaixar esse curso na sua rotina e fazer um preparo completo a tempo, entendeu?
Passo 2 – Estudando a Lei
Na época que eu estava me preparando para o exame eu fiz esse cálculo que te ensinei e vi que eu tinha 3 meses para prova e no máximo 3h por dia para estudar.
E foi aí que eu percebi que nenhum cursinho de matérias que existia na época eu ia conseguir completar a tempo.
E aí eu tive que pensar em outra forma de estudar.
E a primeira coisa que eu percebi é que a grande maioria desses cursos tem aulas de 40min a 1h de duração para explicar aquilo que o professor interpretou da lei.
Porque a prova da OAB é 100% baseada na letra da lei.
Então, na prática, o professor do cursinho lê a lei e depois vomita o que ele entendeu dela nessas aulas super longas.
Ou seja, eu não precisava ficar cochilando na frente do computador vendo uma aula longa, eu poderia simplesmente aprender mais rápido lendo essa lei.
E por mais estranho que isso pareça, a prova da OAB existe justamente para analisar se você sabe ou não usar bem a lei.
É por isso que muitas vezes as alternativas do exame são cópias literais dos artigos.
Estudar de forma direta pela letra da lei vai ajudar você a cobrir muito mais informação em muito menos tempo de estudo, que é exatamente o que as pessoas com 90 dias precisam para fazer um bom preparo até a prova.
“Entendi, Raiany, então eu só preciso abrir o vade mecum e ler a lei e pronto?”
Não. Claro que não adianta estudar os códigos e artigos aleatoriamente.
Para estudar pela letra da lei você precisa saber O QUE focar no seu estudo.
Passo 3 – Identificar O QUE Estudar
E é aqui que entra a terceira etapa que é a identificação dos assuntos importantes.
A lógica é bem simples…
Imagine que você vai viajar só com uma bagagem de mão, o que você levaria?
É óbvio que você vai levar as roupas que você mais gosta e itens que são essenciais para você, não é?
A mesma lógica acontece com a OAB!
A OAB não consegue cobrar todo o curso de direito em uma prova, então ela precisa priorizar algo e é óbvio que ela vai priorizar aquilo que ela acha mais importante.
E um assunto importante geralmente não perde o seu valor de uma prova para outra, então as provas passadas da OAB são um verdadeiro mapa do que priorizar no seu estudo.
Enfim, o que eu quero que você entenda aqui é que SIM, o curso de direito é grande e há muitos assuntos que a OAB pode cobrar na prova, mas por causa do número de questões da prova ela precisa priorizar alguns assuntos e deixar muita coisa de fora.
Se você fizer a análise das provas, você vai ver que a OAB tem muito mais chance de repetir esses assuntos que ela já cobrou e acha importante em outras provas do que ficar cobrando coisas novas.
É por isso que até hoje, mesmo com mais de 40 exames ela só cobrou 1/3 do vade mecum na prova.
E foi justamente por causa disso que no meu estudo eu foquei em analisar as provas passadas da OAB em vez de ficar vendo aulas longas.
Na época eu analisei 10 provas da OAB e criei uma análise com todos os assuntos e artigos que eu ia ter que estudar, bem parecida com a dessa foto aqui (que é um exemplo da análise de ética) e isso me fez tirar 66 na minha primeira fase.
E o interessante é que até hoje eu mantenho essa análise atualizada e no exame 42 os assuntos de 63 das 80 questões da prova estavam na minha análise.
Ou seja, 78% do exame estava na análise que eu faço.
Por isso, se você tem 90 dias para a prova, é super importante fazer esse tipo de análise para identificar quais assuntos você deve focar sua atenção e também quais assuntos você nem precisa olhar.
Porque quando você sabe no que focar, o estudo direto pela letra da lei fica super fácil de se fazer.
“Ai, Raiany, mas analisar 10 provas passadas vai gastar muito tempo, né?”
Sinceramente eu não acho que é gasto de tempo fazer isso, pelo contrário. Quanto mais claro você tem o que focar no preparo, mais tempo você está poupando.
Claro que fazer uma análise não é como sentar a bunda na cadeira e fingir que está prestando atenção em uma aula chata de algum professor.
Criar a sua própria análise vai exigir atenção, dedicação e compromisso seu, mas é algo que vai aumentar muito as suas chances de passar, pois você vai estar dominando aquilo que realmente tem chance de cair na prova.
E essa análise é algo que leva um tempo mas que você pode criar de forma gratuita. Dá para entrar lá no site do exame, baixar as provas mais recentes e começar.
Agora, se você acha que não vai ter tempo para fazer uma análise completa dessas e quer minha ajuda, uma opção é entrar no meu método estratégico para prova da OAB, o Método Passe na Ordem.
Lá você vai ter acesso a minha análise atualizada e a estratégia completa de preparo para a primeira e segunda fase da OAB e ainda tem minha mentoria individual por whatsapp.
Então se quiser ver os detalhes é só acessar o link abaixo:
Passo 4 – Prática com Questões
Sabendo O QUE estudar e fazendo o estudo pela letra da lei, fica faltando apenas a quarta etapa que é a prática com questões.
É super comum encontrar pessoas que acham que estudaram bem e quando chegam lá na prova percebem que não gravaram bem aquele assunto.
Parece aquele filme que você viu e acha que lembra dele todo, mas quando um amigo faz uma pergunta de uma cena específica você não lembra e não sabe como responder.
Estudar sem praticar gera essa falsa sensação de que você dominou tudo o que você viu, mas é na prática que a gente percebe se gravou bem a informação ou não.
Então, para fazer um bom estudo você precisa saber no que focar, estudar pela letra da lei e praticar todos esse assuntos por meio de questões.
Nessa prática você vai identificar o que você foi bem e não precisa ser mais revisado e também aquilo que você estudou, mas acabou não gravando bem, e precisa passar por revisão.
Claro que, aqui neste artigo, eu não vou conseguir te passar todos os detalhes das etapas de estudo e também da prática com questões, mas essa base que eu te passei aqui vai virar completamente o jogo no seu preparo.
Se você aplicar exatamente essas 4 etapas que passei aqui, você tem tudo para usar da melhor forma possível esses 90 dias que você tem até a prova.
E uma coisa que eu sempre falo para os meus alunos é que estudar bem não é estudar MUITO, estudar bem é estudar exatamente aquilo que tem chance de ser cobrado de você no tempo que você tem disponível.
Não adianta nada ser excelente em alemão se sua viagem for para o Japão.
Da mesma forma, não adianta nada tentar empurrar goela a baixo 5 anos de curso de direito em 90 dias se apenas uma pequena parte vai realmente cair na prova.
Procure pensar fora da caixa e coloque em prática o que eu te ensinei aqui. Não adianta nada assistir este vídeo e não tomar uma ação.
A aprovação só chega para aqueles que enfrentam o desafio e fazem isso de forma inteligente e eu sei que se você chegou até aqui, você consegue aplicar isso aí na sua rotina e conseguir a sua aprovação.
E se quiser entender como eu ajudo centenas de pessoas todos os anos a passar na OAB estudando de forma mais inteligente e estratégica, é só clicar no link abaixo:
Gratidão por me acompanhar até aqui e a gente se vê em um próximo vídeo no meu canal do Youtube ou lá na minha turma estudando para vencer esse exame.
Até mais!
