Se você é como eu e não tem 8h a 10h por dia para estudar para a OAB, então, sim a LEI SECA provavelmente será a única forma de você fazer uma boa preparação até o dia da prova.
Eu sei disso porque eu tinha pouco tempo para estudar e sem a LEI SECA eu provavelmente não teria passado de primeira no exame que fiz.
Então, nesta dica e no vídeo abaixo eu vou explicar o que você precisa saber para usar a lei seca da melhor forma e conquistar logo a sua aprovação, bora lá?
Antes de aplicar qualquer coisa na nossa vida a gente precisa entender o motivo. Sem isso é bem provável que a gente desista no meio do caminho, então nesta dica eu separei tudo o que você precisa saber sobre a lei seca e o primeiro passo é justamente o entender o PORQUÊ.
Por que usar a Lei Seca faz tanto sentido?
Porque a lei seca nada mais é do que a lei vigente no país que serve de base para a prova da OAB.
Sim, o Exame da OAB não é criado com base em alguma doutrina, algum escritor específico. O Exame da OAB é criado encima da letra da lei.
Sento assim, 90% das questões no exame da OAB são cópias literais do que está escrito na própria lei e estudando direto por ela (da forma certa), você tem muito mais chance de identificar pequenos erros nas alternativas das questões que você vai enfrentar e descobrir com muito mais facilidade qual é a resposta correta.
Outro ponto que faz o estudo pela lei seca ser o melhor caminho é o tempo.
Toda pessoa que está se preparando para a prova da OAB está também correndo contra o relógio, e estudar assistindo aulinha de cursinho normalmente ocupa muito tempo para cobrir uma pequena parte do conteúdo. É normal passar horas para ver todas as aulas de um determinado assunto.
Já estudando direto pela lei seca, em apenas um dia, por exemplo, você chega a cobrir mais assuntos que cobriria em 1 semana de cursinho.
Então, para mim a lei seca, além de ser a forma mais objetiva de economizar tempo no estudo, também é a forma mais fácil de evitar erros de interpretação lá no dia da prova.
Bem, depois de entender o porque, é preciso entender como fazer o estudo pela lei seca da forma certa e é exatamente isso que você vai entender agora.
O que estudar para a Prova da OAB pela Lei Seca
O primeiro passo para fazer o estudo pela lei seca é entender exatamente o que estudar.
Se você não tem clareza do que estudar, você provavelmente vai ser perder e acabar estudando muito conteúdo que não tem chance de cair na sua prova.
Lá no meu canal do YouTube tem uma playlist só sobre estudo estratégico onde eu falo como você pode identificar quais são os conteúdos importantes para você, mas resumindo, a forma mais objetiva de entender o que focar no seu estudo NÃO é assistindo aulinha, nem buscando cronograma desatualizado na internet.
A forma mais objetiva de entender o que focar no seu estudo é entrando em contato direto com as provas antigas.
São nas provas passadas que você vai entender quais assuntos de cada matéria a OAB tem dado prioridade. E aquilo que ela deu prioridade no passado em mais de uma prova tem tudo para ser cobrado também em provas futuras.
No meu exame, por exemplo, eu analisei as 10 provas passadas e formei uma tabela (que nem a que entrego para os meus alunos do Método Passe na Ordem).
Nessa tabela eu fiz um verdadeiro estudo de probabilidade do que tinha mais chance de cair e estudei apenas aquilo que separei na minha análise e fiz tudo isso apenas pela lei seca.
O resultado disso foi que eu fui uma das únicas da minha turma a passar de primeira e sem dúvida era uma das que menos teve tempo para estudar.
Então, não adianta apenas pegar a lei seca e começar a lê-la sem ter um clareza do que focar.
A lei seca é a melhor ferramenta de estudo, mas ela só vai te ajudar mesmo se você identificar antes o que precisa estudar e isso você consegue fazer gratuitamente analisando as provas passadas.
Claro que analisar as provas passadas dá trabalho, mas para cada segundo que você investe nisso, maior é a sua chance de conseguir logo a sua aprovação e entrar no mercado de trabalho.
Então é um tempo muito bem investido que vai evitar que você fique derrapando e se atrasando com reprovações.
Mas, se você acha que não tem tempo para fazer este tipo de análise das provas passadas é só assistir a minha aula sobre o Método Passe na Ordem onde eu explico mais sobre um estudo estratégico em que você não vai precisar fazer isso, ok?
Onde Estudar para a OAB pela Lei Seca
Bem, tendo claro o que estudar fica a dúvida, onde posso estudar pela lei seca?
Simples, se você já tem um Vade Mecum atualizado, ali vai estar toda a lei que você precisa.
Agora se o seu Vade Mecum estiver desatualizado, você não precisa comprar um novo. Ao invés disso, você pode usar o próprio site do Planalto (que foi exatamente o que eu fiz).
No meu caso eu tinha um Vade Mecum meio antigo e rabiscado e não queria comprar um novo antes da segunda fase (porque as editoras sempre lançam uma versão mais nova depois da publicação do Edital da nova prova), então todo o meu estudo para a primeira fase foi direto pelo site do planalto que é 100% gratuito e atualizado.
Lá no site do Planalto você vai encontrar tudo o que você precisa em termos de lei seca para conduzir o seu estudo e se você já tem certinho quais os assuntos você precisa focar, você pode até usar o CRTL+F para fazer buscas na lei e pular direto para os artigos que você precisa ler.
Eu até já fiz um vídeo lá no meu canal do Youtube falando sobre isso e explicando como usar o CTRL+F. Dá uma conferida lá: Estudei para a OAB sem Vade Mecum.
Como Estudar para a OAB pela Lei Seca
Bem, sabendo o que estudar e onde estudar, ficou faltando apenas entender como estudar pela lei seca e o processo aqui é bem simples.
Se você fez uma análise do que você vai focar no seu estudo, a primeira coisa que você precisa fazer é conferir na lei todos esses assuntos para entender o que a lei diz sobre eles.
A partir disso, você vai ter que praticar com questões para fixar essa informação.
E quando eu falo em prática com questões, a melhor forma de você fixar o que foi estudado vai ser justificando, ou seja, dando fundamento para cada alternativa das questões de uma prova.
Eu já fiz uma dica aqui no blog e um vídeo no meu canal do Youtube explicando exatamente como fazer esse estudo por questões, então não esquece de dar uma olhada depois: Como Estudar para a OAB por Questões [Forma Certa].
Mas resumindo: se você vai fazer uma questão e identificou que a letra A está correta, você vai usar a lei seca para identificar o porque dessa letra A ser a correta, mas também vai usar a lei seca para identificar o porque das outras alternativas estarem erradas e como fazer para tornar elas certas.
É esse trabalho investigativo aí que vai fazer você ganhar mais experiência com a prova e vai diminuir muito as suas chances de errar esses assuntos no exame e de cair nas pegadinhas da OAB.
Digo isso porque a OAB adora fazer pegadinhas com pequenas mudanças na letra da lei e colocar como alternativas diferentes. E se você vai mais treinado isso, conhecendo a letra da lei, você vai conseguir perceber esses erros com mais facilidade e assim vai reduzir as chances de cair nas pegadinhas.
Resumindo, realmente a LEI SECA é a melhor ferramenta para você estudar para OAB, mas ela é uma ferramenta como um pincel, ele pode ser o melhor do mundo, mas se você não sabe o que pintar e como usar esse pincel, o resultado não vai ser legal.
Por isso é super importante saber o que focar o seu estudo em como aprender e praticar usando a lei seca.
Se você quer saber mais sobre como fazer um estudo estratégico que usa a lei seca, é só assistir essa aula aqui sobre o Método Passe na Ordem.
Lá eu explico exatamente o que eu fiz para conseguir a minha aprovação estudando pela lei seca apenas aquilo que a OAB realmente tinha chance de cobrar de mim. E essa mesma forma de estudo ajuda centenas de pessoas todos os anos a passar.
Então é só clicar aqui para você entender como funciona esse estudo estratégico, ok?
Agradeço por ter me acompanhado nesta dica e a gente se vê em uma próxima, até mais!