Como Estudar DE GRAÇA para OAB 1ª FASE 2022 [ATUALIZADO]

Muita gente que quer passar na OAB não tem grana para comprar um curso e, para ser sincera, quando eu estava estudando eu também não tinha.

E aqui nesta dica eu vou ensinar para você como é possível estudar de graça (até melhor do que se tivesse fazendo um cursinho) e conseguir a aprovação na OAB.

Vamos lá?

Bem, todo mundo sabe que estudar para a prova da OAB pode ser uma coisa bem cara.

O valor da inscrição na prova em si vem subindo cada vez mais e na segunda fase você provavelmente vai ter que comprar um vade mecum novo que também não é nada barato.

Método Passe na Ordem

Então, se você colocar ainda um cursinho famoso aí na conta, você vai ver que a coisa fica bem cara.

Mas a boa notícia é que mesmo sem cursinho é possível sim fazer um excelente preparo.

E eu sei disso porque eu fiz exatamente isso na época que passei e aqui eu vou te ensinar exatamente as 3 etapas que eu segui para conseguir minha aprovação e que você também pode usar para conseguir a sua.

Não poder pagar um cursinho pode ser a melhor coisa

Bem, sabe aquela expressão “há males que vem para o bem”?

Pois é, se você não está podendo pagar um curso para OAB, calma porque isso pode até ter sido bom para você.

O motivo disso é que a grande maioria dos cursinhos em formato de vídeoaula (aqueles que você assiste o professor explicando direito civil, penal, empresarial, e assim vai indo…) tem uma carga horária tão gigantesca que eles mais reprovam pessoas do que realmente ajudam a passar.

Deixa eu explicar:

Se você começar o estudo só depois de sair o Edital e fazer a sua inscrição, você vai ver que você terá menos de 3 meses para a prova (e a maioria desses cursos tem umas 1000h de aulas gravadas, revisões, intensivões e tudo mais).

Então se você dividir 1000h por 90 dias (3 meses), você vai ter a quantidade de horas que você precisaria estudar no dia para completar 100% do curso até a prova.

Nesse exemplo de um curso de 1000h com 90 dias para estudar, você precisaria estudar 11h todos os dias para completar 100% do curso.

Método Passe na Ordem

E o problema está justamente aqui, a grande maioria das pessoas não tem 11h por dia para estudar.

Então a pessoa se inscreve em um curso caro, não consegue ver todas as aulas, estuda mal e consequentemente é reprovado no exame.

Isso é algo muito comum de acontecer e que não vejo quase ninguém falando disso por ai.

Talvez porque tenha muita gente ganhando dinheiro com isso…

Nesse exemplo aí de um curso de 1000h/aula, se você estudar 5h por dia você não chegaria a ver nem 50% do curso até a prova.

E já dá para imaginar que ir menos 50% preparado é uma receita para reprovar, né?

Por isso que eu digo que há males que vem para o bem, porque não tendo grana para o curso você também está evitando esse golpe de pagar caro e não conseguir estudar tudo a tempo.

Ferramentas Gratuitas para o Estudo para OAB

No meu caso eu também não podia pagar um curso assim e foi aí que percebi uma coisa:

A OAB não baseava a prova dela em nenhum curso ou em algum professor, a OAB baseava a prova dela 100% na lei seca.

Então, se você parar para pensar, o papel do professor do cursinho é apenas passar aquilo que ele leu na lei com as palavras dele.

Método Passe na Ordem

Então aqui entra a sua primeira ferramenta de estudo gratuita: A lei seca.

1 – Lei Seca

Quando eu falo Lei Seca eu estou me referindo aos diplomas legais, à letra da lei nua e crua sem frufru. Ou seja, Código Civil, Código Penal, Constituição, Leis, Decretos e afins.

A Lei Seca é a base para a prova da OAB e é incrível como tem muita gente que simplesmente vai para a prova sem nunca ter parado para dar uma olhada nela.

A verdade é que você não precisa de um professor te explicando o que estudar, você mesmo pode ler o que precisa direto na lei e você pode fazer isso tanto pelo seu vade mecum atual (se ele estiver atualizado) como gratuitamente pelo site do planalto onde fica toda a legislação atualizada.

Eu mesma fiz todo o meu estudo pelo site do Planalto e só comprei um vade mecum novo quando fui estudar para a minha segunda fase (fica a dica para você).

2 – Provas Anteriores da OAB

“Mas Raiany, como eu vou saber o que estudar pela lei seca?”

Simples. A melhor forma de saber o que priorizar no seu estudo não é assistir aula de revisão de alguém no youtube, a melhor forma é analisando as provas passadas.

A OAB acaba sendo obrigada a priorizar alguns assuntos nos exames dela e focar aquilo que ela acha mais importante.

O interessante nisso é que algo importante para ela em uma prova, tem muita chance de continuar importante para outras provas também.

Por isso eu sempre digo para os meus alunos que as provas passadas da OAB são um mapa do que focar no estudo.

Porque se você analisar as provas passadas você vai saber exatamente o que priorizar no estudo. E sabendo isso o estudo pela lei seca fica muito fácil e rápido de fazer.

Se você parar para pensar, como o professor Fulanão do intensivão sabe que você precisa estudar algum assunto?

Ele chuta isso porque ele olhou a prova passada. Ele não tem um espião lá dentro da OAB, ele tem as mesmas fontes que você pode usar para saber o que focar no estudo.

Ou seja, os assuntos que você identificar que são importantes nas provas passadas, são assuntos que você vai buscar lá na lei seca para entender bem a fundamentação das alternativas certas e também o porquê das outras alternativas estarem erradas.

Então o mapa do que você precisa estudar você acha de forma gratuita lá no site da prova da OAB.

Inclusive neste vídeo aqui no meu canal do Youtube eu explico como você pode baixar essas provas e como usar elas no seu estudo. Você também pode ver mais sobre isso nessa dica abaixo:

Provas da OAB para Impressão e Como Utilizar no Estudo

Mas já aviso que essa análise, para realmente refletir o que a OAB gosta ou não de cobrar na prova, ela precisa ser feita de forma detalhada e com pelo menos 10 provas passadas da OAB.

Eu digo isso porque há anos eu mesma faço essa análise das provas passadas para os alunos do meu método estratégico para a prova da OAB.

E por isso eu sei que, analisando as últimas 10 provas, você vai ter o mapa bem certinho do que é preciso estudar e a ordem do que estudar, sem erro.

Toda nova prova eu atualizo essa análise e toda vez dá super certo.

Os meus alunos têm acesso a essa minha análise já pronta e não têm que se preocupar com isso, podendo começar a estudar da forma certa os assuntos certos desde o começo.

Mas nada impede você de fazer a sua própria análise e manter o seu estudo gratuito.

Só ir no site da prova da OAB, baixar as últimas 10 provas e fazer essa análise que você vai ter o mapa do tesouro para a prova da OAB.

3 – Prática com Questões

Bem, sabendo o que estudar e por onde estudar, fica faltando apenas uma peça que é a prática para fixar as informações.

No meu caso, eu usei muito uma conta gratuita do Qconcursos, pois eles reúniam todas as questões das provas passadas da OAB e toda questão tinha os comentários de outras pessoas com várias ideias de fundamentação e o gabarito, então eu sempre conseguia verificar se o que eu tinha respondido estava certo e se eu tinha fundamentado de forma completa.

Infelizmente hoje em dia eles tiraram essa opção de ver o comentários dos usuários e não dá mais para conferir a fundamentação por eles, mas ainda dá para ter acesso às questões, mesmo com a conta gratuita.

Mas claro que isso não se restringe ao Qconcursos. Você pode usar qualquer outro banco de questões que você preferir.

Mas estudar por questões para fixar o conteúdo não é só ler, chutar uma alternativa e verificar o gabarito, viu! É necessário fazer mais do que isso.

Eu já ensinei nesta dica aqui (Como Estudar para a OAB por Questões da Maneira CERTA) exatamente como fazer isso da forma certa.

Então depois de terminar de ler essa dica aqui vai lá e leia essa outra ou assista a dica no meu canal do Youtube para saber como fazer.

Como Estudar de Graça para a OAB

Então, a LEI SECA será sua fonte gratuita de estudo, as PROVAS PASSADAS seu guia gratuito do que estudar e um BANCO DE QUESTÕES será sua fonte gratuita de questões para fixar o que foi estudado na lei seca.

Seguindo essa estrutura de estudo você tem tudo para fazer um bom estudo focando apenas o que a OAB realmente tem chance de cobrar.

E o melhor disso tudo que é um estudo ativo que pode ser feito em muito menos tempo que um estudo convencional.

Eu mesma tinha 2h a 3h no dia para estudar e estudando dessa forma eu consegui ser uma das poucas da minha turma a passar de primeira.

Então, não é porque você não está fazendo o cursinho famosão que você não tem chance de passar. Pelo contrário!

Se você tiver garra e focar seu tempo estudando de forma bem objetiva como falei aqui e falo em vários vídeos no meu canal, você tem tudo para fazer uma ótima preparação.

Não é o cursinho X que será a chave para você passar.

A chave para você passar é acreditar em você, analisar essa missão de forma estratégia e fazer um estudo eficiente e inteligente para a prova.

Aqui nesta dica eu já te dei 3 etapas para seguir e vou deixar alguns links aqui abaixo que também podem te ajudar.

Fico muito grata por ter me acompanhado até aqui e tenho certeza que essas dicas também vão te ajudar:

Como Estudar pela Lei Seca para a OAB

Prova da OAB para Impressão e Como Usar no Estudo

Desejo um ótimo preparo para você e a gente se vê em outras dicas aqui do site.

Até mais!

Aula Gratuita

Sobre o autor