Colar na prova da OAB é algo que passa pela cabeça de muita gente que vai fazer a prova.
E neste vídeo eu explicarei tudo o que você precisa saber sobre tentar colar tanto na primeira fase quanto segunda fase da OAB e se isso realmente vale a pena.
Como Colar na Prova da OAB
Bem, sendo bem direta com você, colar na prova da OAB não é uma tarefa simples e também há um grande risco envolvido devido à forma como a OAB projetou o exame.
Se você for pego colando na prova da OAB, você vai ter sua prova tomada e ser eliminado do Exame na mesma hora.
Por isso, se você está cogitando dar uma colada lá no dia da prova, você precisa ficar muito atento aos pontos que eu vou explicar aqui neste artigo porque isso vai fazer toda a diferença para você, ok?
Como Colar na OAB: Primeira Fase
Bem, pensando em colar na primeira fase, você tem duas opções:
A primeira delas é colar de alguém que já está ali próximo de você.
E a segunda opção seria ter alguma fonte de informação em algum material ou dispositivo eletrônico.
Colar de Alguém do Lado – Primeira Fase
O problema com a primeira opção é que a OAB pensou nessa possibilidade e criou 4 cadernos de provas diferentes com as mesmas questões, mas em ordens diferentes.
Então se você tentar colar de uma pessoa próxima, você com toda certeza terá muito mais chance de errar a questão do que chutando algo sem consultar ninguém.
E para tentar fazer isso de uma forma mais “segura” você provavelmente perderia boa parte do seu tempo de prova tentando descobrir o tipo de prova que a pessoa do seu lado tem e qual questão ela está fazendo.
Tempo esse que você poderia estar focando na sua própria prova para responder as suas 80 questões.
Além do mais, não dá para ter certeza se o amiguinho ali do lado realmente sabe o que está fazendo.
Então, mesmo que você dê a sorte de alguém do seu lado ter uma prova igual a sua, você nunca vai ter certeza se está colando uma resposta certa ou não.
Colar de Algum Material – Primeira Fase
Passando para a segunda forma de colar, teria que ser por meio de algum dispositivo eletrônico ou alguma forma de material para consulta.
Mas a OAB também dificultou esse tipo de cola não permitindo nenhuma tipo de eletrônico e nenhum material também.
Então qualquer objeto fora do previsto já chamaria a atenção do fiscal, (que pode ficar rodando pela sala) e você teria a prova tomada e seria automaticamente eliminado do exame.
“Mas, Raiany, eu sou praticamente um ninja, tenho uma estratégia perfeita!”
Ok, talvez você seja um mestre ninja que até pode conseguir fazer funcionar para você, mas a grande maioria das pessoas vai ter dificuldade em fazer algo assim, então o risco acaba não compensando o retorno.
Mas independente de você dedicir colar ou não na Prova da OAB, tem um vídeo lá no meu canal do Youtube que pode te ajudar muito.
É um em eu falo o que você pode ou não levar para a prova. Vale a pena dar uma conferida nele depois:
VÍDEO: O que Pode Levar na Prova da OAB?
Como Colar na OAB: Segunda Fase
Na segunda fase você também tem 2 opções:
Colar de alguém que já está ali próximo de você.
Colar de alguma fonte de informação em algum material ou dispositivo eletrônico.
Colar de Alguém do Lado – Segunda Fase
Pensando na segunda fase da OAB, a opção de colar de uma pessoa ali do lado tem muita chance de dar errado.
Isso acontece porque a prova em si é toda escrita e você teria que, de alguma forma, ler e entender o que a outra pessoa escreveu.
Sem contar que na segunda fase são 7 tipos de prova diferentes, então, a probabilidade de você sentar perto de alguém que está fazendo a mesma disciplina que você, é bem pequena.
E se por um milagre a pessoa do seu lado estiver fazendo a mesma prova e você conseguir entender perfeitamente a letra da pessoa, ainda corre o risco de colar de alguém que está fazendo uma péssima prova e reprovar junto dela.
Colar de Algum Material – Segunda Fase
No caso da segunda fase, você tem sim material de consulta que você trás de casa: o Vade Mecum
Então, teoricamente, você até pode tentar adicionar algumas informações ali no seu vade mecum e passar batido.
Mas isso também tem seu risco, pois o fiscal pode inspecionar seu material e acabar eliminando você por encontrar algo fora do permitido ou tomar o seu Vade e você ser obrigado a fazer a prova sem ele.
É Possível Colar na OAB?
No final das contas, sim é p[ossível colar na prova da OAB.
Mas a cola é uma tentativa arriscada de ganhar alguns pontos e os riscos podem superar os benefícios.
Então, na minha opinião, em vez de confiar na cola, é melhor se preparar bem para a prova.
Eu sei que muita gente já tentou o exame várias vezes e não sabe mais o que fazer, mas a maior dificuldade em passar no Exame não está relacionada com a pessoa em si, está na forma como essa pessoa vem tentando estudar.
Aqui no site e lá no meu canal eu sempre falo que a aprovação depende muito de você saber o que priorizar no seu estudo e de saber como estudar no tempo que você tem.
E eu sei disso porque todo ano eu ensino centenas de pessoas a passar nessa prova.
E são pessoas que já tinha reprovado 5 vezes, 10 vezes ou estavam a 20 anos sem tocar em um livro de direito.
E fazendo um estudo mais estratégico você vai estudar apenas o que realmente tem chance de cair e não vai precisar depender só da sorte para conseguir a aprovação.
Então, se você quiser entender com fazer um estudo eficiente que realmente vai ajudar você a vencer essa prova, dá uma conferida no link aqui abaixo:
Lá eu dou todos os detalhes de como funciona o meu método, que foca em estudar apenas o que eu separo em minha análise e que realmente tem chance de aparecer na prova.
Assim você depende menos da sorte e consegue ir para a prova preparado para fazê-la pela última vez.
Enfim, fico muito feliz que você me acompanhou até aqui e espero que essas dicas tenha clareado um pouco o caminho que você vai seguir.
Até mais!