Como CHUTAR na PROVA da OAB [A FORMA CERTA]

Quem nunca chutou uma questão em alguma prova né?

E no exame da OAB isso não é diferente, porque todo mundo acaba encontrando uma questão ou outra que não sabe responder e precisa arriscar um chute.

Mas, existe uma grande diferença entre chutar de qualquer jeito e chutar de uma forma que aumente muito a sua chance de acertar a questão.

E agora eu vou explicar bem certinho como você pode chutar melhor aquelas questões que você não sabe, bora lá?

Chute na Prova da OAB

Bem, a primeira coisa que eu quero que você entenda é que o chute é uma ferramenta de emergência que você vai usar para tentar ganhar o ponto de uma questão que você não sabe responder.

Método Passe na Ordem

Mas saber chutar não vai tirar a necessidade de você fazer um bom preparo para a prova.

Ou seja, o chute é uma ferramenta útil para conseguir uns pontos extras na prova e talvez seja até o que vai ajudar você a conseguir aquele ponto que faltava para aprovação.

Mas ele não substitui de forma alguma um bom preparo para a prova.

Então, se você está lendo isso aqui porque está desesperado com seu estudo, calma.

Todo exame eu ajudo centenas de pessoas que estavam para desistir a finalmente vencer essa prova e pegar a carteira da OAB.

E a chave disso é saber exatamente o que focar no seu estudo.

Porque sabendo o que estudar você não perde tempo com conteúdo inútil e consegue dominar bem só aquilo que realmente tem chances de cair na prova.

E aí fica muito mais fácil passar.

Enfim, se você quiser entender como funciona o meu método e minha mentoria individual, é só acessar o link abaixo, ok?

Método Passe na Ordem

Método Passe na Ordem

Dito isso, apesar do chute não substituir o estudo, saber chutar bem é importante porque a prova da OAB não tem fator de correção.

Então, deixar uma questão em branco é um dos maiores erros que alguém pode cometer lá na hora da prova.

Porque uma questão em branco significa apenas a certeza de que você não vai pontuar naquela questão.

Ou seja, na prova da OAB NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO EM BRANCO!

Se não souber, chute.

Mas se for chutar tente fazer o que vou te ensinar agora que é um chute mais consciente e que vai te dar mais chances de acertar a questão, ok?

Quando Chutar na Prova da OAB

Bem, uma coisa que eu sempre indico para os meus alunos é deixar as questões que você não tem certeza da resposta para serem respondidas por último, pois é aí que o chute vai entrar,

Ou seja, não é para começar a chutar quem nem um louco desde o início da prova.

O chute é para aquele momento que você já marcou as questões que você tem certeza da resposta no gabarito e só ficou faltando essas questões que você não soube responder com certeza.

Nesse momento entra a hora de chutar.

Método Passe na Ordem

Chute Consciente na Prova da OAB

Mas, mesmo no chute, existe uma estratégia para maximizar suas chances de acerto, que é o que eu chamo de Chute Consciente.

Eu divido o chute consciente em 3 etapas:

1- Análise Lógica

A primeira etapa é a que eu chamo de Análise Lógica.

Nesta etapa você vai voltar nas questões que você ficou em dúvida e tentar identificar quais alternativas fazem mais sentido de acordo com aquilo que você sabe sobre o assunto.

Essa etapa é focada naquelas questões que você meio que tem uma ideia do assunto, mas ainda está indeciso.

Então, é aqui que você vai focar com mais atenção e analisar a lógica de cada alternativa para tentar identificar a certa e fazer a escolha de qual colocar no gabarito.

Exemplo: leu a letra A e viu que ela está errada? Já corta ela da lista de alternativas possíveis.

Leu a letra B e não encontrou erro? Deixa ela ali que ainda é uma alternativa viável. E assim por diante.

Agora, se não for possível encontrar uma lógica que faça você encontrar a alternativa correta entre A, B, C e D, aí seguimos para a segunda etapa que é a Análise do Bom Senso.

2- Análise do Bom Senso

Nesta etapa você provavelmente não tem na cabeça uma fundamentação lógica para escolher entre as alternativas que restaram da questão.

Seja porque você não domina a matéria ou não lembra mesmo daquele assunto.

Neste caso você vai usar o seu bom senso para identificar partes das alternativas que pareçam meio absurdas ou sinais de erro na questão.

Por exemplo, o uso de palavras como: NUNCA, SEMPRE, OBRIGATORIAMENTE, JAMAIS e outras desse tipo são sinais de atenção que podem significar que aquela alternativa está errada.

Isso acontece porque no direito quase tudo tem uma exceção a regra.

Então, se a alternativa está excluindo qualquer outra hipótese ou dizendo que algo sempre acontece de uma forma específica, ela tem grande chance de estar errada.

Há também aquelas questões que todas as alternativas parecem certas ou todas parecem erradas.

Infelizmente esse tipo de questão existe mesmo e nela você precisa identificar qual a alternativa que parece mais certa ou menos errada e fazer uma escolha baseada nesse julgamento.

Enfim, nesta etapa do chute consciente qualquer coisa que chamar sua atenção nas alternativas deve ser considerado como fator de escolha, seja sobre uma palavra em específico ou sobre a forma com a alternativa foi apresentada.

Agora, se mesmo usando o bom sendo você não faz a mínima ideia do que escolher, aí entramos na terceira etapa que eu chamo de Análise de Probabilidade.

3- Análise de Probabilidade

Nesta etapa o foco vai ser a proporção de questões de cada letra no gabarito.

Antigamente a OAB tinha uma proporção bem precisa de questões certas de cada letra, então, se eram 100 questões teriam 25 certas de cada letra.

Mas, isso aí foi há um BOM tempo atrás, pois a OAB percebeu que as pessoas estavam calculando isso para chutar na prova, então não existe mais essa proporção certinha assim.

Porém eu coloquei esta etapa aqui, porque todo ano eu analiso cada uma das provas da OAB para criar a minha análise das cores (onde eu separo os assuntos específicos que meus alunos devem focar para passar na OAB) e uma coisa que percebi é que pelo menos 15 alternativas certas de cada letra ainda acaba acontecendo.

Então, se você analisar o seu gabarito e perceber que uma letra está bem abaixo de ter 15 marcações, você pode voltar nas questões que você ainda está em dúvida e dar uma olhada com atenção nesta letra que você identificou.

Isso não significa que é 100% de certeza que vai ser aquela letra, mas no meio do túnel escuro qualquer luz é melhor do que a escuridão.

E isso pode ser um fator que vai ajudar você a acertar uma questão que você não fazia a mínima ideia.

Chute no Exame da OAB

No final das contas, o Chute Consciente é um passo a passo sistematizado do seu processo de chute.

Sendo mais organizado e tendo mais clareza em como você vai agir, você vai conseguir ganhar tempo e aumentar suas chances de acertar a questão.

E lembrando… todo mundo chuta, mas chute não é preparação para OAB.

O que mais vai aproximar você da aprovação é ter um preparo estratégico e bem focado no que a OAB tem mais chance de cobrar de você.

Os meus alunos por exemplo, estudam apenas o que separo em minha análise e essa análise no Exame 42 tinha 63 dos 80 assuntos cobrados no Exame,o que corresponde a 78% da prova.

Ou seja, quem estudou só o que separei ali tinha 78% da prova na mão e a aprovação fica muito mais fácil e é exatamente isso que acaba acontecendo.

Então, se você não tem muito tempo para estudar e quer fazer um estudo eficiente, dá uma conferida no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá eu explico tudo sobre meu método e também sobre minha mentoria individual que vai te ajudar a vencer essa prova também.

Bem, espero ter ajudado você com essas dicas e a gente se encontra em outros vídeos lá do meu canal do Youtube ou quem sabe lá na minha turma estudando de forma inteligente para vencer essa prova.

Até mais!

Aula Gratuita