Não tem como negar que a Prova da OAB é um desafio que reprova muita gente.
Todo ano que passa, se você olhar as estatísticas, vai perceber que mais de 80% das pessoas que fazem a prova acabam reprovando.
E é claro que com uma taxa de reprovação assim a gente começa a se perguntar:
Será que a prova da OAB foi criada só para reprovar as pessoas? Será que ela serve só para deixar pessoas fora do mercado e proteger quem já advoga?
Ou será que ela realmente tem um motivo mais ético de existir?
A prova que impede você de advogar
Quem me acompanha aqui no canal sabe que eu sou uma pessoa muito crítica com essa prova.
Até porque na época que eu estava fazendo o estágio, a única coisa que me separava do advogado que estava ganhando mais dinheiro no escritório era a capacidade de poder assinar a peça por causa da carteira da OAB.
Porque conversar com o cliente e criar a ação inteira eu sabia e podia fazer. Era apenas uma simples assinatura que me separava se receber o reconhecimento e o pagamento cheio pelo trabalho.
Mas eu não estou falando que o advogado era um vilão não, isso aí é um padrão no mercado.
Em muitos escritórios por aí o estagiário trabalha igual uma cavalo e o advogado só bate o olho e assina a peça.
Inclusive na turma do meu método eu recebo muitos alunos que são “donos” de um escritório de advocacia e que fazem tudo, desde captar o cliente até fazer as peças, mas precisam pagar metade ou mais do valor da causa para outra pessoa apenas para assinar a peça porque não conseguiram tirar a carteira da OAB ainda.
Então, se a gente olhar essa situação não tem como negar que a prova acaba impedindo muita gente que tem competência de entrar no mercado de trabalho.
Por que existe a prova da OAB?
E claro que tem gente que vai dizer que se a pessoa é competente ela deveria passar fácil na prova da OAB, mas a verdade é que a pessoa pode ser ótima no direito e em atender as demandas de um cliente e mesmo assim ter muita dificuldade de fazer provas.
Inclusive quando a gente pensa no mercado jurídico tem muito advogado que só sabe fazer uma coisa específica e é um zero a esquerda em qualquer outra coisa.
Por isso julgar a competência da pessoa porque ela não é uma boa “fazedora de provas” acaba sendo uma forma muito simplória de analisar as coisas.
Até porque tem gente que vai muito bem na prova da OAB e é um lixo advogando.
Então pensando por esse lado, de fato a prova acaba sendo uma barreira que impede muita gente competente de entrar no mercado e isso acaba impedindo a pessoa de ganhar um bom dinheiro, além de deixar mais clientes para a pessoa que já tem carteira da OAB.
Mas, por outro lado, se você perquisar você vai ver peças bizarras sendo apresentadas em juízo.
São ações extremamente mal redigidas, faltando o básico para o juiz entender o que o advogado realmente quer com a ação. E isso ocorre todo santo dia com pessoas que CONSEGUIRAM tirar a carteira da OAB.
Então, não tem como negar que se não existisse essa prova, muito mais gente que fez o curso de qualquer jeito e não tem a mínima capacidade de advogar estaria por aí tentando representar alguma pessoa em juízo.
O grande problema disso é que se o advogado comete um erro, quem acaba pagando a conta é o cliente.
Nesse sentido, por mais cruel que ela seja, a prova acaba servindo de sarrafo para barrar muita gente que deveria fazer qualquer coisa da vida menos advogar.
Então, na minha visão, assim como tudo na vida, nada é 100% negativo ou 100% positivo.
Não dá para gente dizer que a prova é sem serventia nenhuma. Mas não dá para negar que ela ferra a vida de muita gente que poderia estar advogando muito bem também.
Não adianta ficar esperando a Prova da OAB acabar
Eu penso que a prova existe e não há nem sinal de que um dia ela vai acabar, então não tem outro jeito, não adianta ficar reclamando esperando um belo dia a carteira chegar pelo correio.
Ou eu desisto da prova e sigo qualquer outro caminho na minha vida (e está tudo certo), ou eu preciso arrumar uma forma de fazer um bom preparo e vencer essa prova para poder advogar.
Na época que eu estava formando eu estudei com muito foco para vencer essa prova porque eu sabia que minha vida poderia mudar muito com a aprovação.
Porque atender os clientes e criar as peças eu já fazia, então só me faltava a bendita da assinatura para eu traçar meu próprio caminho.
E quando consegui a carteira o resultado veio rápido. O que eu ganhava em um ano de estágio eu ganhei em um mês advogando, então é algo que valeu todo o esforço.
Inclusive o meu canal do Youtube aqui existe justamente para ensinar pessoas a estudarem de uma forma mais inteligente para o exame e tem muitos vídeos aqui que podem ajudar você a estudar melhor e vencer essa prova também.
E se você quiser minha ajuda para vencer essa prova, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu explico o método exato que usei para estudar poucas horas por dia e vencer essa prova.
E essa lógica de estudo tem ajudado muita gente que vem de várias reprovações a finalmente passar na prova da OAB
Enfim, a verdade é que cada pessoa é diferente e tem caminhos diferentes nessa vida.
Tem gente que vai seguir o caminho da advocacia e vai fazer de tudo para isso acontecer. E tem gente que vai encontrar outro caminho e nem vai precisar da OAB para ser muito feliz nessa vida.
Então se você sente que o seu caminho é esse, de vencer essa prova e poder advogar, então tenho certeza que os vídeos do meu canal do Youtube vão ser muito úteis para você.
Até a próxima!




