Pois é, ontem eu estava respondendo alguns comentários em outra rede social e a pessoa me disse isso aqui:
“Moça, a prova da OAB acabou. Agora com esse chatgpt a profissão de advogado já era e daqui a pouco ninguém vai mais precisar de advogado.”
E você? Concorda ou não com o que essa pessoa disse?
Eu pessoalmente concordo com alguns pontos, mas também discordo de vários outros e achei válido trazer essa minha reflexão para você tirar as suas próprias conclusões.
A IA vai substituir os advogados?
O primeiro ponto é que não dá para negarmos que a inteligência artificial está aí.
Recentemente eu vi uma reportagem que falava que em pouco anos a IA vai ter acabado com muitas profissões que a gente conhece.
Inclusive eu tenho um amigo que é desenhista profissional e disse que está muito difícil para ele, pois as pessoas começaram a gerar imagens pelo Chatgpt e não estão mais pedindo os designs que ele fazia.
Ou seja, a IA já é uma realidade e já vem impactando a vida de muitas pessoas e com toda certeza isso já está aparecendo no direito também.
Inclusive tem muito advogado gerando peças com o Chatgpt e tendo problemas porque a IA fundamentou a peça com súmulas e jurisprudências que não existiam (é o que que a gente chama de alucinação da inteligência artificial).
Mas, tem um porém nessa história.
Existe uma grande diferença entre usar uma ferramenta assim para ajudar você na profissão e dizer que é algo que vai substituir completamente o papel do advogado.
A verdade é que: quem atua com direito sabe muito bem que a tarefa do advogado não é só fazer peças, é também lidar com o cliente, sustentar a causa frente ao Juiz e se colocar como um validador daquilo que está escrito na peça processual.
Então, no final das contas, mesmo que tenha sido o Chat GPT que fez a peça, é a assinatura de um advogado que vai ali no processo corroborando as informações contidas no texto e principalmente assumindo a responsabilidade da veracidade das informações.
Por isso eu acho muito improvável que isso vá perder o seu valor nos próximos anos.
Claro que o chatgpt vai automatizar muita coisa dentro de um escritório de advocacia e isso já é uma realidade que tende só a aumentar.
Mas daí para dizer que o Exame da OAB vai acabar porque a advocacia é uma profissão que está morrendo, parece mais uma desculpa para não ter que enfrentar o Exame da OAB do que realmente ser uma realidade.
E eu sei, o Exame da OAB é complicado de passar, principalmente se você estuda errado seguindo esses cursos longos que ninguém consegue completar.
Então dá para entender quem tem raiva desse exame e também dessa profissão que a pessoa não consegue exercer.
Mas, sejamos honestos, lá no fundo você realmente acha que é uma profissão que vai desaparecer nos próximos anos?
Eu não consigo imaginar isso acontecendo. Eu imagino ela mudando bastante como qualquer outro mercado, mas não desaparecendo.
E acho que se você está em dúvida sobre qual caminho seguir é importante se perguntar:
- Ter a carteira da OAB mudaria sua realidade?
- Hoje, se você pudesse advogar, você acha que sua vida seria melhor?
Se NÃO achar, ok. Não importa se a OAB e todos os advogados vão deixar de existir, isso não terá peso nenhum na sua vida de qualquer forma, porque você está seguindo seu caminho sem precisar disso.
Agora se a resposta for um SIM, aí é importante começar a dar esses passos para essa aprovação acontecer.
Porque se a gente fica travado por causa do nosso medo, o estudo não acontece, e sem o estudo você não vencerá a prova e nunca terá a chance de sentir os benefícios de ser um advogado.
Por isso ter essa clareza mental é muito importante e eu espero que essa reflexão ajude você a pensar sobre qual caminho você quer seguir.
E se você quiser minha ajuda para vencer a prova da OAB estudando 2h no dia sem aulas longas, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu falo tudo do meu método e da minha mentoria individual para quem realmente quer fazer essa aprovação acontecer.
Agradeço por me acompanhar aqui e se você está pensando em fazer o próximo Exame da OAB, dá uma olhada no meu canal do Youtube que tenho certeza que os vídieos lá podem ajudar você.
Até a próxima!




