Aqui eu vou explicar tudo o que você precisa saber sobre a prova da OAB em 2025.
E isso é bem importante porque o Exame da OAB é a etapa que você precisa vencer para poder advogar no território brasileiro.
E para ir bem nesse prova e realmente poder advogar, a gente precisa entender como tudo funciona.
Quem pode fazer a Prova da OAB
O primeiro passo sobre a prova da OAB é entender quem pode ou não fazer a prova e também como você pode fazer ela.
A prova da OAB pode ser feita por quem já formou em direito ou está quase terminando o curso, ali no 9º ou 10º semestre.
Ou seja, é sim possível fazer a prova e passar no exame antes mesmo de formar.
Inclusive se você quiser saber com mais detalhes quem pode fazer a prova e se no 8º Semestre você também vai poder fazer, há um vídeo lá no meu canal do Youtube que fala mais especificamente sobre isso e eu vou deixar o link abaixo.
Como Funciona a Prova da OAB
Bem, quanto a prova em si, ela é aplicada há muitos anos pela FGV ou Fundação Getúlio Vargas e o site oficial é o OAB.FGV.BR
Inclusive, você pode acessar esse site e ter acesso a todos os editais e provas passadas.
Então, se você quer dar uma olhada nas provas anteriores para já ir se acostumando, você pode encontrar todas elas para download lá.
E para mim essas provas passadas são muito importantes no estudo porque elas mostram aquilo que a OAB gosta de cobrar nos exames.
Porque um assunto importante em uma prova passada tem muita chance de continuar sendo importante em outras provas também.
É por isso que meus alunos estudam apenas o que eu separo em minha análise que é 100% baseada nas provas passadas.
E a média de precisão da minha análise é acima dos 70%. Então meus alunos estudam mais rápido e focam apenas no que realmente tem chance de cair na prova.
Ou seja, grava isso aí na sua cabeça: as provas passadas são uma peça bem importante de estudo que pode ajudar muito você a economizar tempo e estudar melhor.
Inclusive se você quiser entender melhor sobre meu método de estudo que já tem essa minha análise, vou deixar o link abaixo com todos os detalhes:
Enfim, é também nesse mesmo site (oab.fgv.br) que você vai fazer a inscrição para realizar o Exame da OAB (quando efetivamente abrirem as inscrições do exame que você quer fazer).
Quantas Vezes posso fazer a Prova da OAB
Uma dúvida que muita gente tem é se há algum limite de vezes que você pode fazer a prova.
Mas não, não existe nenhum limite de tentativas para que você consiga a sua aprovação, então você pode fazer a prova quantas vezes precisar.
Como Funciona da Prova da OAB
Agora, em relação ao formato da prova, é um pouco diferente das provas que a gente vê na faculdade.
No caso da Prova da OAB, ela é dividida entre duas etapas, a primeira e a segunda fase e elas são bem diferentes.
Como Funciona da 1ª Fase da OAB
Com questão a primeira fase, você vai ter 80 questões de múltipla escolha (que vão da letra A até a letra D) em que você terá que encontrar a alternativa correta dentre elas de acordo com o enunciado.
O seu objetivo nessa fase é acertar pelo menos 50% da prova, ou seja, você vai ser considerado como aprovado na primeira fase da OAB se conseguir acertar pelo menos 40 das 80 questões da prova.
Lembrando que, não há fator de correção , então uma questão errada NÃO VAI anular nenhuma questão certa.
E é justamente por isso que eu deixo aqui uma dica super importante que é: responda todas as questões da sua prova, até mesmo aquelas que você tem dúvidas.
Porque mesmo se você não tiver nenhuma ideia da resposta você ainda tem 25% de chance de ganhar algum ponto (o que é bem melhor do que os 100% de chances de falha se você não marcar nada).
Outra informação importante é que desde o Exame 38 são cobradas 20 disciplinas do direito distribuídas nessas 80 questões.
Mas já aviso que nem todas essas matérias valem a pena serem estudadas.
Eu sei disso porque a cada prova que sai eu atualizo a minha análise estatística do que tem mais chance de cair na prova, e ela mostra claramente que tem algumas matérias que não valem a penas serem estudadas, enquanto outras valem muita a pena.
Na verdade, até mesmo dentro das matérias que valem a pena serem estudas têm coisas que não valem a pena.
Por isso é tão importante essa análise das provas passadas, para você poder focar seu precioso tempo de estudo apenas no que REALMENTE vale a pena ser estudado.
E é exatamente isso que eu faço para os meus alunos com a minha análise das cores.
Se quiser entender melhor sobre meu método de estudo e dessa minha análise, vou deixar o link abaixo com todos os detalhes:
O que PODE levar na 1ª Fase a OAB
Nessa primeira fase você não pode levar nenhum material de consulta, então será apenas você com sua memória e uma caneta lá no dia da prova.
Inclusive, eu já criei um vídeo que explica exatamente o que você pode ou não levar no dia da prova, então dá uma conferida nele
Leve o Caderno de Prova da OAB para casa!
Outra dica importante sobre a primeira fase é que você pode e deve levar para casa o caderno de provas (que é o documento com as questões impressas que você recebe na hora da prova).
Ou seja, a OAB fica apenas com a folha de respostas que você terá que preencher, então você pode levar esse caderno para casa para consultar com o gabarito preliminar e já saber logo no dia seguinte se você passou ou não.
Mas, para sair com esse caderno de prova, você precisa esperar pelo menos até a última hora de prova, então já vá para a prova pensando em ficar até a última hora porque esse caderno de provas é muito importante.
Se você não levar o caderno de provas, você vai ter que esperar pelo menos o resultado preliminar para saber se passou ou não (o que leva um bom tempo para sair) e você acabaria perdendo tempo de estudo para segunda fase, então é super importante levar esse caderno com você, ok?
Como Funciona da 2ª Fase da OAB
Quanto a segunda fase, o formato de prova é bem diferente das provas da primeira fase.
O primeiro detalhe importante é que essa é uma prova inteira de uma única disciplina e a parte processual dela.
Ou seja, na hora da sua inscrição (lembrando que é uma inscrição para as duas fases), você vai ter que escolher antecipadamente essa disciplina da sua segunda fase.
E passando pela primeira fase você vai fazer essa prova da segunda fase exatamente da disciplina que você escolheu.
Por isso é super importante você ter bem claro aí na sua cabeça em qual área do direito você deseja fazer a sua segunda fase, porque naquele momento da inscrição você já vai estar definindo essa matéria da prova e não poderá mudar depois.
Só dá para mudar a matéria da 2ª Fase fazendo uma nova inscrição.
E pra te ajudar nessa escolha, eu criei um vídeo completo que ensina como fazer a escolha certa da sua segunda fase:
Continuando, a prova da segunda fase é 100% discursiva (ou seja, você vai ter que escrever toda ela a mão).
Nessa prova você vai ter que escrever uma peça processual inteira e responder a 4 questões abertas, com letra A e B.
Na etapa da peça o avaliador vai apresentar um caso fictício e você vai ter que identificar e criar uma peça processual completa e adequada para aquele caso.
A correção dessa prova é feita com base em um gabarito chamado “padrão de respostas” que é basicamente um checklist onde o avaliador especifica quais os pontos ele julgava necessários estarem presentes para ser considerada uma peça ou uma questão certa.
Então, você vai responder a sua prova da forma mais completa possível e, se as suas respostas e fundamentações baterem com esse padrão de respostas, você vai somando pontos na prova.
Quanto preciso tirar na 2ª Fase da OAB para passar?
Essa prova tem uma pontuação de zero a 10 (que são 5 pontos na peça e 5 pontos divididos entre as 4 questões) e você é considerado aprovado se conseguir pelo menos 6 pontos.
Então aqui já dá para perceber que não adianta acertar 100% da peça para passar, também é preciso ir bem nas questões.
Quando é a Prova da OAB
Quanto ao dia de prova, tanto a primeira quanto a segunda fase da OAB são realizadas no domingo de tarde, mas em dias diferentes.
Então, quando você passar na primeira fase você terá cerca de 7 semanas para fazer o seu estudo para a segunda fase.
Quanto ao tempo de prova, ambas as fases tem uma duração limite de 5 horas e, apesar de parecer muito tempo, é um tempo que pode ficar curto se você não souber administrar bem no seu dia de prova.
Então algo que sempre ensino para os meus alunos é simular o dia de prova em casa ANTES para verificar como está sendo esse tempo execução de prova.
Assim dá para identificar antes se você tiver alguma dificuldade e fazer os ajustes que precisar.
Repescagem da 2ª Fase ou Reaproveitamento da 1ª Fase OAB
“Raiany, e se eu passar na primeira fase e reprovar na segunda fase, preciso passar novamente na primeira fase?”
Dependendo do caso, você pode fazer uso da opção de repescagem (ou reaproveitamento) e não precisar fazer novamente a primeira fase.
Mas para entender bem certinho se é o seu caso, assista este vídeo aqui abaixo:
Olha, eu tenho que te parabenizar por ter chegado até aqui, porque muita gente vai fazer essa prova sem procurar entender mais detalhes sobre ela e acaba sofrendo com isso.
Mas você foi diferente e buscou entender melhor a prova e esse é um passo super importante para ter mais chances de passar.
Aqui no canal eu sempre ensino que para vencer esse exame é preciso ser estratégico e o primeiro passo é justamente identificar as características do inimigo antes da batalha.
E se você quiser minha ajuda para vencer esse exame estudando mais rápido e melhor, é só dar uma conferida no link abaixo:
Esse é o mesmo método que me ajudou a vencer esse exame de primeira e que já ajudadou centenas de pessoas a vencer a prova com muito mais facilidade e eu tenho certeza que pode ajudar você também.
Até mais!