Estudar para OAB, seguindo aqueles cursos extensos de matéria, com um monte de aulas, é um dos erros que mais causa reprovação na OAB.
E agora eu vou provar para você porque isso é verdade e o que você precisa fazer para realmente conseguir passar no seu próximo Exame da OAB.
Não faça Cursinho de Matérias para a OAB
Primeiramente, quando eu me refiro a um “cursinho de matérias”, eu falo daqueles cursos padrões que usam videoaulas longas com um professor ensinando as matérias como administrativo, penal, constitucional e civil.
E eu digo que esse tipo de preparo é ruim porque, além de serem cursos caros, praticamente ninguém consegue concluir toda aquela carga de estudo até o dia da prova.
Então a pessoa estuda muito, mas não consegue ver tudo a tempo e acaba reprovando lá no exame e achando que a culpa é dela e não do curso que ela fez. Quer ver só:
Entre uma prova e outra da OAB nós temos em média 4 meses.
O problema é que normalmente esses cursos de videoaulas tem de 800h a 1000h de carga horária.
Então se você tem, por exemplo, umas 4h no dia para estudar, você precisaria de pelo menos 200 dias para terminar esse curso de 800h (o que dá 7 meses de preparo).
E isso aí estudando todos os dias, de segunda a segunda, porque se você tirar o final de semana de folga, você vai precisar de 10 meses de estudo para concluir esse mesmo curso, o que é praticamente um ano inteiro da sua vida estudando para a prova da OAB.
E o maior problema não é esse.
É que além disso ser uma quantidade de tempo enorme, ainda tem o golpe, porque esses cursinhos normalmente colocam uma data limite de acesso ao conteúdo.
Ou seja, você tem um LIMITE DE TEMPO para poder acessar as aulas que você adquiriu antes de perder o acesso. E geralmente esse limite de tempo varia entre 3 e 4 meses.
Só que pela conta que a gente acabou de fazer, estudando 4 horas todos os dias você precisaria de 7 meses para conseguir ver todas as videoaulas do cursinho uma única vez.
Ou seja, você faz o curso, não consegue ver tudo até a prova, reprova no exame e 2 meses depois você está lá no mesmo curso pagando novamente porque você acha que foi incompetência sua não ter visto todo o curso no pouco tempo que eles deram.
Isso aí é uma máquina de fazer dinheiro, porque eles ganham mais com você reprovando várias vezes do que passando e nunca mais precisando do curso deles.
Forma CERTA de Estudar para OAB
“Mas Raiany o que eu faço então?”
Primeiro você precisa entender que não é necessário revisar o curso de direito inteiro para ter boa chance de passar na prova da OAB.
Porque a OAB não consegue cobrar o curso inteiro de direito em 80 questões, então ela precisa priorizar algumas coisas e deixar muita coisa de fora da prova.
E se você sabe quais assuntos você precisa focar e estuda bem esses assuntos as suas chances de passar são muito grandes.
Quem me acompanha lá no meu canal do Youtube sabe muito bem que eu mesma passei estudando sozinha e fiz isso identificando o que a OAB tinha mais chances de cobrar na prova e focando a minha atenção em dominar bem esses assuntos.
E você pode fazer o mesmo analisando as provas passadas da OAB, porque aquilo que a OAB já cobrou antes tem muita chance de continuar sendo importante em outras provas também.
Os meus alunos, por exemplo têm acesso a minha análise das últimas 10 provas da OAB e essa análise no exame 41 bateu 60 dos 80 assuntos cobrados no exame.
Então quem estudou os artigos e assuntos que eu separei na minha análise tinha muita chance de ficar acima dos 40 pontos e é exatamente isso que aconteceu com os meus alunos.
Então, se você tem um bom tempo para estudar, comece a analisar as provas passadas da OAB (sempre da mais nova para as mais antigas) e quanto mais você fizer isso, mais clareza você vai ter dos assuntos que você vai precisa saber para ir bem na sua prova.
Fazendo isso você vai levar um certo tempo, mas dá para fazer um estudo muito bom sozinho e sem gastar nada.
Agora se você tem pouco tempo, ou não quer ter esse trabalho de analisar as últimas 10 provas da OAB, aí minha dica é dar uma conferida no link que deixei aqui abaixo, pois lá tem todos os detalhes do meu método estratégico para OAB.
Que além de ensinar cada passinho do mesmo estudo que eu fiz, entrega essa análise que separa exatamente o que você vai precisar estudar para passar.
E aí em pouco tempo você consegue fazer um preparo que realmente vai te ajudar a vencer essa prova da OAB.