CUIDADO! CRONOGRAMA de Estudos OAB 1ª Fase

Um cronograma de estudos pode ser uma ótima ferramenta de estudo, porém é preciso ter muito cuidado, pois a maioria desses cronogramas acabam sendo uma armadilha que mais reprova as pessoas do que ajuda a passar.

E aqui eu vou explicar tudo o que você precisa saber sobre esses cronogramas de estudo para você conseguir fazer um preparo eficiente sem correr risco de seguir cronograma ruim e acabar reprovando.

Enfim, para deixar tudo bem organizado eu separei esse vídeo em 3 partes:

1 – Qual a lógica de estudar por um cronograma;

2 – Qual cuidado você precisa ter com esses cronogramas

Método Passe na Ordem

3 – Como criar o seu próprio cronograma, que cabe na sua rotina para potencializar ao máximo seu tempo de estudo

Então, se você ainda não é inscrito lá no meu canal do Youtube, se inscreva, para não perder as minha próximas dicas, ok?

1 – Por que estudar com Cronograma para a OAB

Bem a grande lógica pra estudar por cronograma de estudo é que a OAB acaba não conseguindo cobrar 5 anos de direito em apenas 80 questões do exame.

Ela precisa priorizar alguns assuntos e deixar de fora do exame muitos assuntos que a gente vê na faculdade.

Então, se a gente sabe exatamente quais são esses assuntos que ela normalmente dá prioridade, a gente evita as aulas longas e as tentativas de revisar o curso de direito inteiro e só precisa focar em dominar bem aqueles assuntos que tem mais chance de cair na prova.

E hoje em dia os alunos do meu método de estudo seguem o que eu chamo de cronograma flexível, que é a rotação apenas daquilo que eu separo na minha análise das cores, moldado à rotina de cada um deles.

Essa minha análise é tão eficiente que no Exame 44, por exemplo, a resposta de 62 das 80 questões cobradas na prova estavam nessa análise.

Ou seja, quem cobriu 100% do que separei na minha análise, tinha mais de 70% da prova na mão.

E é por isso que muita gente que já tinha reprovado várias vezes acaba passando com folga no exame depois de seguir o que eu ensino.

Se você já é meu aluno pode parar de assistir esse vídeo agora e vai logo estudar pelo seu cronograma flexível. Sério, vai com fé que vai dar bom.

Método Passe na Ordem

Porém, se você não tem acesso ao método passe na ordem, é super importante ter cuidado com o cronograma que você está seguindo para ter certeza de que ele vai te ajudar em vez de atrapalhar.

2 – CUIDADO com os Cronogramas para a OAB

É super comum você encontrar na internet esses cronogramas gratuitos de estudo para OAB, porém um cronograma bem feito dá um trabalho imenso pra ser criado e atualizado para cada exame.

Então é muito comum esses cronogramas que a gente encontra gratuitamente na internet estarem desatualizados.

Ou seja, a pessoa criou um cronograma desse, que até podia ser bom na época, mas foi um cronograma criado há 10 ou mais provas atrás (e por isso está gratuito para qualquer pessoa pegar).

O problema é que, se você estudar por um cronograma desatualizado, você não vai está cobrindo os principais assuntos que têm mais chance de cair nas provas mais atuais.

E aí já sabe, né? Estudar com material desatualizado é risco altíssimo reprovação.

Então, independente se você vai comprar um cronograma ou se você achou algum gratuito, é muito importante identificar se ele está ou não atualizado para o próximo exame que você vai fazer.

Porque se ele estiver desatualizado, pode ser um risco enorme para o seu estudo.

Ou seja, fique atento se a pessoa que te forneceu o cronograma está mesmo atualizando ele ou não.

Porque se não for bem atualizado, não vai ser algo bom para você, ok?

Método Passe na Ordem

E sim, eu atualizo essa minha análise que eu te falei após cada prova da OAB.

Depois que sai o gabarito oficial do exame eu levo mais ou menos uns 20 dias para atualizar a análise inteira e o banco de questões comentadas que os meus alunos têm acesso, para garantir que quem seguir fielmente o que eu indico vai ter tudo para passar na prova.

3 – Como criar seu próprio Cronograma Personalizado

Bem, outro ponto importante sobre os cronogramas é que você pode criar o seu próprio cronograma.

Todo cronograma supostamente busca separar aquilo que a OAB mais cobra nos exames (e eu falo supostamente porque ele precisa estar atualizado para isso ser verdade).

A forma mais simples da gente identificar o que a OAB gosta de cobrar é analisando as provas passadas.

Então, se você quiser criar o seu próprio cronograma é preciso analisar as provas anteriores para identificar quais os assuntos estão sendo cobrados em cada questão e quais artigos servem para responder aquela questão.

Assim, aos poucos, você vai começar a identificar padrões e assuntos que aparecem em quase todas as provas e vai saber o que realmente vale a pena estudar.

O ponto é que, para criar uma análise realmente precisa para basear o seu cronograma, você precisa analisar pelo menos as últimas 10 provas da OAB.

Dá para fazer com menos? Dá. Mas não vai ficar tão precisa e confiável.

Mas, fazendo a análise das últimas 10 provas, você também já vai estar fazendo um bom estudo, então, sim, leva bastante tempo, mas é um tempo muito bem aproveitado.

Claro que, se você achar que não tem tempo oara fazer isso ou não quiser criar uma análise e cronograma realmente confiável do zero, vale a pena você dar uma conferida no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá na página tem todos os detalhes do meu método de estudo estratégico que tem essa análise atualizada, que gera o meu cronograma flexível, e também a minha mentoria individual por whatsapp, meu banco de questões comentadas e toda a estratégia para você passar tanto na primeira quanto na segunda fase da OAB.

Bem, tomando cuidado com o que expliquei aqui, com certeza vale a pena você ter um cronograma para você estudar.

Porque é muito melhor saber o que priorizar no estudo do que ficar assistindo um monte de aulas longas sem saber se realmente está estudando o que vai cair na prova.

Mas, relembrando, é super importante você ter certeza de que você está fazendo uso de um BOM cronograma, porque se ele estiver desatualizado ele vai te atrapalhar e vai diminuir a sua chance de conseguir a aprovação.

Enfim, espero ter ajudado você com essa dica e a gente se vê em outros vídeos lá no meu canal do Youtube ou quem sabe lá na minha turma estudando de forma estratégica comigo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou tenha alguma dúvida sobre a prova da OAB, só deixar nos comentários do vídeo que eu respondo.

Até a próxima!

Método Passe na Ordem