Muita gente que quer fazer o exame 40 da OAB vem me mandando mensagem perguntando quando começar o estudo para essa prova.
E se esse é o seu caso e você pretende fazer o exame 40 também, assista este vídeo antes de começar qualquer preparo que eu tenho certeza que ele vai te ajudar bastante, ok?
Exame 40 OAB Quando Começar a Estudar
Bem, todo preparo de qualidade para OAB envolve um cálculo entre o tipo de curso que você quer fazer e a quantidade de tempo que você tem.
Esse cálculo é importante, porque é com ele que você vai conseguir identificar se o curso que você quer fazer é ou não compatível com o tempo que você tem e assim evitar fazer um curso errado e ter um preparo incompleto para o Exame 40.
No momento em que eu gravei o video acima e escrevi este artigo, a OAB ainda não havia soltado o calendário oficial confirmando as datas dos exames em 2024.
Porém é bem provável que o Exame 40 irá ocorrer ali no final de fevereiro ou março, então eu vou usar aqui a data de 26 de fevereiro de 2024 como um EXEMPLO.
Repetindo… este é só um EXEMPLO aproximado do que PODE ser a data, mas assim que a OAB soltar o calendário oficial eu vou avisar aqui no site e lá no meu canal do Youtube e você vai poder repetir esse cálculo com a data precisa da prova.
Então se você não está inscrito no canal, se inscreve e ativa o sininho para não perder nenhum aviso e dica que eu soltar, inclusive a do calendário oficial 2024 ok?
Quanto Tempo Estudar para o Exame 40 da OAB
Bem, levando em conta uma data hipotética no final de fevereiro, temos o primeiro número importante do nosso cálculo que a quantidade de 139 dias até a prova da primeira fase.
E chegando a esse número de dias de estudo, é preciso agora saber o segundo número: a quantidade de horas de aula que o curso que você quer fazer tem.
Por exemplo: Eu peguei aqui um curso clássicão desses que tem um monte de aulas longas e que adora fazer propaganda no youtube. E lá na página de vendas dele mostra a quantidade total de horas de aulas gravadas que é de 1050 horas.
Então, vamos fazer a conta:
1050h de videoaulas divididas pelos 139 dias dá um total de 7,55 horas de estudo no dia para completar o curso até a data da prova.
Ou seja, seria necessário praticamente 8h de estudo no dia, todos os dias, inclusive finais de semana, só para assistir todas as videoaulas desse curso gigantesco até a prova.
Isso sem levar em conta alguma revisão que você queira fazer ou prática com questões, por exemplo.
Então, se você tem menos de 8h no dia para estudar, já não daria para completar esse curso que eu mostrei nesses 139 dias e é justamente por isso que é tão importante fazer um cálculo assim, entendeu?
Bem, com esse resultado em mãos, há basicamente 3 opções:
- Ou você altera completamente a sua rotina e acha pelo menos 8h no seu dia para encaixar esse estudo (improvável);
- Ou você faz esse curso aí pensando no Exame 41 e assim teria mais dias até a prova e precisaria de menos horas no dia para cobrir todo o conteúdo ;
- Ou você corta essa ideia de fazer esse curso super extenso e escolhe outra forma de estudo que encaixe no tempo que você tem disponível para estudar (melhor escolha).
O ponto mais importante aqui é que você sempre tenha em mente esses cálculo que eu te mostrei, porque a maioria das pessoas não calcula isso e acaba pagando caro em um curso que não vai conseguir completar a tempo da prova.
Quando Começar a Estudar para a Prova da OAB
Então anote esses 3 fatores que você precisa levar em conta no seu cálculo de tempo:
- A quantidade de dias que temos até a prova (que neste exemplo foi 139 dias)
- A quantidade de horas de duração do curso que você quer fazer (que neste caso foi 1050h)
- A quantidade de horas que você tem livre no dia para estudar (que no meu caso era umas 3h no dia)
Por exemplo, se ao invés do curso de 1050h fosse um curso de 300h de carga horária, você precisaria de um pouco mais de 2h de estudo no dia para completá-lo.
Ou seja, já é uma realidade que dá para concluir em menos tempo e se encaixa dentro desses 139 dias, entende?
Por isso que esse cálculo que eu mostrei é super importante, porque com ele você consegue identificar com clareza se o que você quer fazer é ou não um estudo possível para sua realidade.
E também quantos dias e horas de estudo você vai precisar para completar bem o seu preparo.
No meu caso, por exemplo, quando eu fui fazer meu exame, eu tinha no máximo 3h no dia para estudar, então multiplicando essa quantidade de horas pelos 139 dias, daria no máximo 417h totais de estudo até a prova.
Ou seja, fica nítido que eu não chegaria nem na metade desse curso aí de 1050h e o meu desempenho lá na prova com toda certeza refletiria esse estudo incompleto que eu tive.
Como Estudar para o Exame 40 com Pouco Tempo no Dia
“Mas, Raiany, eu quero fazer o exame 40 e eu não tenho 8h no dia para estudar, o que eu faço?”
Como eu falei, eu também não tinha muito tempo no dia para estudar, então a primeira coisa que eu percebi era que não dava para fazer um curso que tentasse revisar o curso de direito inteiro em um monte de aulas longas.
O que eu precisava fazer era focar apenas naquilo que a OAB realmente tinha chance de cobrar de mim na prova.
Então, no meu caso, eu acabei percebendo que a melhor fonte para identificar no que focar eram as provas passadas da OAB.
Dali eu consegui gerar uma análise como essa aqui separando exatamente os assuntos e artigos que eu precisava dominar até a prova.
Com isso eu fiz o meu estudo direto pela leitura da lei seca, que é justamente de onde a OAB tira todas as questões de direito da prova.
Então, se você não tem 7h, 8h, 10 h no dia para estudar, mas quer se preparar bem para o Exame 40, você precisa ser mais estratégico com o seu estudo.
Dá sim para fazer um ótimo preparo em 100, 90, 60 dias da prova, mas é claro que não dá para ser com um curso desses com aulas gigantes.
Tem que ser algo mais estratégico e focado no que a OAB tem mais chance de cobrar.
Inclusive se você quiser entender mais sobre essa análise que eu mostrei e essa lógica de estudo pela lei seca que eu usei para passar, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui abaixo, ok?
Então, anote isso aí para não esquecer: não gaste seu tempo no google buscando uma data X ideal para começar a estudar para o Exame 40.
Em vez disso:
- analise bem a sua rotina diária e semanal par ver quanto tempo você pode estudar por dia,
- analise bem o tipo de curso que você quer fazer
- e veja quantos dias você tem até a prova
E aí você vai conseguir chegar ao número de dias e até de horas de estudos ideal para você.
Fazendo isso você tem muito mais chance de fazer um ótima prova e conquistar a sua aprovação.
E se você tem pouco tempo para estudar como eu tinha, dá a conferida no link que eu deixei aqui abaixo, que lá tem todos os detalhes de como funciona a minha forma de preparo que me fez passar na OAB, ok?
Desejo muito sucesso aí no seu preparo e a gente se vê em um próximo artigo, em um próximo vídeo ou, quem sabe, lá na minha turma, estudando de forma prática e eficiente para o Exame 40.
Até mais!