“Rai eu não consigo passar na OAB de forma alguma, já tentei de tudo e ainda não passei, o que eu faço?”
Calma que, por mais complicado que pareça a situação, há sim uma solução, é só ficar aqui comigo que eu vou te mostrar, ok?
Eu sei que uma reprovação é algo que incomoda demais, que traz muita frustração e que nos faz questionar se a gente realmente vai conseguir passar nessa prova.
Mas já faz vários anos que ajudo muita gente a passar na OAB e em 90% dos casos o problema não está em nós e sim na forma como a gente faz a nossa preparação.
Então, nesse vídeo acima e neste post o meu foco é te ajudar a enxergar o caminho certo e finalmente conseguir passar nessa prova da OAB.
Não Passei na OAB, E Agora?
Se você já fez a prova da OAB alguma vez, mas não consegui a aprovação, o primeiro passo para finalmente passar na OAB é olhar para as reprovações e analisá-las para e entender o que está dando errado.
É parecido com o que um médico faz com um paciente, só dá para achar uma solução quando ele analisa os sintomas e começa a juntar as peças do problema.
No caso dessa prova é a mesma coisa.
A OAB não está de implicância com você, não é como se o universo quisesse sua reprovação.
Mas alguma coisa aí no seu processo de estudo não está deixando você ter um bom desempenho para passar.
E o primeiro passo é entender quais são esses problemas, pois se a gente não identifica isso, não mudamos nada em nossas ações, e ai é bem provável que as reprovações continuem a acontecer, entendeu?
Por isso eu separei 3 problemas que normalmente atrapalham as pessoas a passar e que você precisa ficar atento pois podem ter atingido você também.
E o primeiro deles está relacionado com o conteúdo.
O que Estudar para a Prova da OAB
Eu sempre falo aqui no site e lá no meu canal do YouTube que o erro mais comum e que causa muitas reprovações é achar que para passar na OAB é preciso revisar o curso de direito inteiro até o dia da prova.
Esse é um grande erro porque, se pararmos para pensar, tendo 80 questões na primeira fase, a OAB precisa obrigatoriamente ser bem seletiva no que vai cobrar.
Então não dá para cobrar tudo o que a gente viu no curso de direito.
Ela precisa escolher algumas coisas e deixar muito conteúdo fora da prova.
A prova disso é essa análise que faço com base nas provas passadas (essa imagem NÃO ESTÁ ATUALIZADA).
Depois de analisar as provas da OAB eu percebi que há vários assuntos que sempre estão na prova e muito conteúdo que nunca foi cobrado no exame até hoje.
Então, esses assuntos em verde, amarelo e azul, por exemplo, são assuntos com muita chance de aparecer na prova novamente.
E é isso que qualquer pessoa que quer passar no exame precisa dominar.
Quando criei essa análise aí na época que eu estava estudando, eu percebi que 70% do que tem nesses cursinhos longos nunca caiu na prova,
Ou seja, eu estaria perdendo muito tempo estudando algo com zero chance de me ajudar a passar e talvez deixando de estudar aqueles pontos que realmente teriam muita chance de cair na prova.
Então, se até hoje você fez um monte de cursinhos gigantes ou ficou tentando revisar um monte de conteúdo sem ter clareza do que focar no estudo, esse pode ter sido o problema que te atrapalhou a passar.
Um bom preparo não tem nada a ver com revisar o curso de direito inteiro, porque não vai ser cobrado todo o curso lá na sua prova.
Um bom preparo tem a ver com focar e dominar aquilo que realmente tem chance de aparecer na prova.
Por isso eu fiz uma análise do que priorizar antes de começar a estudar, assim eu sabia exatamente o que focar e o que deixar de fora do meu preparo, entendeu?
Se você quiser saber o que priorizar no seu estudo, você pode analisar as provas passadas como eu fiz, ou dar uma conferida no meu método de preparo estratégico que vou deixar o link aqui abaixo:
Como Estudar para a Prova da OAB da Forma CERTA
Já um segundo fator que causa muito problema é não saber como estudar.
A forma mais comum de tentar estudar para OAB é assistindo alguma aula de algum professor explicando os assuntos de direito penal, de direito do trabalho e assim vai.
O problema desse formato é que ele é passivo, você simplesmente dá o play e fica ali tentando absorver a informação que o professor passa.
Essa forma de estudo aí normalmente é cansativa, faz você gravar pouca informação e ocupa muito tempo do seu dia.
No meu caso eu percebi que a forma mais eficiente para gravar as informações seria consultando diretamente a lei seca (já que eu sabia exatamente o que focar por causa da minha análise) e praticando tudo o que aprendi por meio de questões.
Fazendo isso eu teria um estudo ativo, algo que me estimulava a pesquisar, a aprender o que era preciso e que testava se eu realmente tinha gravado aquela informação.
Então, se você está acostumado assistir cursinhos com aulas enormes e cansativas e acaba não absorvendo muito, talvez esse seja o problema que te fez reprovar.
Apenas se entupir de videoaulas não significa que você está realmente retendo aquela informação.
E se a gente não se atenta a isso, acaba percebendo apenas lá na hora da prova quando não consegue responder a questão.
O estudo ativo é algo que faz você consultar a informação na lei seca e que lida com prática com questões para testar o seu conhecimento, é isso que vai fazer você gravar bem o que precisa e por isso é tão importante estudar assim.
E eu já fiz uma dica aqui no site e lá no canal do Youtube falando mais detalhes sobre como estudar para a OAB por questões para deixar o seu estudo mais ativo.
Então não deixe de conferir essa outra dica depois que terminar de ler esta.
Eu vou deixar o link aqui abaixo para facilitar:
Como Estudar para a OAB por Questões [Da Forma Certa]
Como Executar a Prova da OAB da Forma Certa
O terceiro ponto que mais reprova as pessoas é a execução da prova.
Isso acontece porque as pessoas não estudam de forma ativa e vão para prova sem nunca terem pensado em como agir na hora da prova.
Nenhum jogador entra na quadra sem nunca ter treinado em uma quadra, e com a prova da OAB não é diferente.
Se você não treina a sua execução de prova, a chance de ter algum problema lá no dia do exame é enorme.
Então, é importante tratar essa etapa de execução como uma parte do seu preparo, pensando em como agir lá no dia da prova e em como usar bem essas 5 horas de exame.
Isso vai evitar nervosismo na lá prova e que você acabe cometendo erros bobos na marcação, ok?
Qual o Segredo para Passar na OAB
Ou seja, se você não sabe o que focar no seu estudo, isso pode ter feito você estudar coisas inúteis que não caíram na sua prova.
Se você não estudou de forma ativa, isso pode ter feito você não absorver a informação e faltar o conhecimento necessário lá na prova.
Ou se você não treinou a execução de prova, talvez tenha feito mal uso das 5h de prova e acabou ficando tenso lá no exame e cometendo erros de execução.
Se alguma coisa assim aconteceu com você na sua preparação, uma coisa é certa, se nada mudar o resultado ruim pode acabar acontecendo novamente.
Por isso que você precisa analisar o passado.
Fazendo isso você vai conseguir identificar o que não funcionou para que isso não aconteça novamente com você.
O erro é algo que acontece, o grande problema está em não aprender com esse erro.
Então é preciso usar as reprovações para aprender e não deixar isso acontecer novamente.
Um estudo eficiente para OAB não tem nada a ver com assistir 1000h de aulas de algum professor.
Um estudo eficiente precisa ter foco no que é mais importante e em dominar apenas aquilo que realmente tem chance de aparecer na prova.
Então comece a pensar de forma mais estratégica e você vai notar a diferença.
Se essa lógica de estudo estratégico faz sentido para você e você quer estudar ocupando menos horas no seu dia e sabendo focar apenas o que realmente tem chance de cair, dá uma conferida no link do meu método de preparo estratégico aqui abaixo:
Lá tem todos os detalhes de como funciona o meu preparo estratégico que funcionou para a minha aprovação e que todo exame ajuda centenas de pessoas a passar também.
Espero que as dicas que dei aqui ajude você a identificar e evitar erros ai no seu estudo.
Identificando os erros que você cometeu e fazendo algumas mudanças você com certeza vai ter muito mais chances de passar.
Agradeço por ter me acompanhado neste post e a gente se vê em outros posts ou vídeos lá do canal ou lá na minha turma.
Até mais!