Sim! Já saiu o Edital do Reaproveitamento para o Exame 36 da OAB!
Então se você tinha passado na primeira fase do Exame 35 e quer ir direto para a 2ª Fase do Exame 36 (sem ter que fazer a primeira fase de novo), fica aqui comigo que eu vou falar tudo que você precisa saber.
Vamos lá?
Repescagem OAB como funciona?
O Edital de Reaproveitamento dá a chance de você, que passou na primeira fase de um exame, mas reprovou na segunda, de fazer apenas a segunda fase do exame seguinte, evitando ter que fazer a primeira fase novamente.
Isso foi algo que a OAB criou há alguns anos, mas muita gente acaba me mandando mensagem querendo saber melhor o que precisa fazer.
Inclusive tem um vídeo lá no meu canal do Youtube que explica a repescagem de forma geral e que você pode conferir clicando no link abaixo:
VIDEO: Repescagem OAB [como funciona]
Mas, como o edital de reaproveitamento do exame 36 já saiu, eu resolvi dar todas as informações sobre esse edital em específico para facilitar a sua vida.
Quem Pode Fazer a Repescagem da OAB?
A primeira grande pergunta que precisa ser respondida é: quem pode fazer a prova da segunda fase do Exame 36, sem ter que fazer a primeira fase?
Ou seja, quem pode fazer uso do reaproveitamento?
Existem algumas situações em que você pode aproveitar essa oportunidade da repescagem.
A primeira delas é se você passou na 1ª Fase do Exame 35, foi para a 2ª Fase do Exame 35, mas não conseguiu pontuação suficiente.
A segunda situação ocorre quando você não pôde comparecer no dia da prova da 2ª Fase do Exame 35 por qualquer que seja o motivo.
E não, não tem mais aquela benesse para quem faltou por causa da pandemia, então todo mundo que não compareceu no dia da 2ª Fase do Exame 35 cai na mesma situação.
INSCRIÇÃO Repescagem OAB Exame 36
As inscrições para o Reaproveitamento do Exame 36 vão das 14h do dia 3 de outubro até as 17h do dia 10 de outubro.
Ou seja, da segunda feira até a outra segunda feira.
Para fazer sua inscrição é só ir no site oab.fgv.br, na página do Exame 36, durante esse período de inscrição que eu falei.
Uma dica importante é que você não deixe para fazer a sua inscrição no último dia porque é bem comum o sistema de inscrição travar por causa da quantidade de acessos e aí você corre o risco de ficar sem a sua inscrição.
Então, se você for fazer a isncrição na Repescagem, faça isso alguns dias antes da data final de inscrição para evitar problemas com o sistema, ok?
O valor da inscrição da repescagem, como sempre, é a metade do valor da inscrição normal e dessa vez ficou em R$147,50 centavos.
Melhor do que a inscrição inteira, mas ainda caro.
Agora, se você não tiver o valor para pagar o boleto na hora ali que você fez a sua inscrição, não tem problema, pois você vai ver que a data de vencimento dele que é dia 22 de novembro.
Ou seja, você terá até esse dia para fazer o pagamento.
Então, se o pagamento for feito até essa data limite, você vai conseguir confirmar a sua inscrição sem problemas.
ISENÇÃO da Taxa de Repescagem Exame 36
“Mas, Rai, e se eu não puder pagar de forma alguma esse valor da inscrição, como eu faço?”
Nesse caso a saída é solicitar a isenção da taxa de Inscrição.
Essa isenção pode ser solicitada caso você esteja dentro dos requisitos que a OAB exige no edital: estar inscrito no CadUnico e comprovar hipossuficiência.
E por hipossuficiência quer dizer ter uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Caso você se enquadre nesses requisitos e queira solicitar a isenção, é só fazer a sua inscrição normalmente lá no site da OAB, requerer a isenção e enviar através do link específico todos os documentos solicitados pela banca.
Você terá o mesmo prazo que a inscrição para fazer esse envio da documentação: até as 17h do dia 10 de outubro.
Se você quiser saber mais sobre o pedido de isenção e os documentos necessários para conseguir o deferimento, eu fiz a dica abaixo exatamente sobre isso.
Só clicar no link abaixo e dar uma olhada:
VIDEO: Como Pedir ISENÇÃO na OAB?
DATA DA PROVA Repescagem Exame 36
Lembrando que a prova da 2ª Fase do Exame 36 está marcada para o dia 11 de Dezembro de 2022.
Então no momento em que eu estou escrevendo este post, você tem um pouco mais de 2 meses até a data da prova para se preparar para ela.
ALTERAÇÃO DO LOCAL DE PROVA Repescagem Exame 36
“Raiany, eu fiz o exame 35 em um lugar, mas posso fazer essa prova da segunda fase do 36 em outro lugar?”
Sim, dá para mudar o LOCAL DE PROVA, basta selecionar o novo local que você deseja fazer a prova na hora de fazer a sua inscrição
Então se por algum acaso você mudou de cidade durante esse tempo, essa é a sua chance de consertar a sua inscrição para não ter que viajar só para fazer a prova.
ALTERAÇÃO DA MATÉRIA DA 2ª FASE
“Raiany, eu quero mudar a matéria da prova da 2ª Fase, tem como?”
Sim, mas eu não recomendo
Ou seja, dá para mudar a MATÉRIA DA 2ª FASE, e para isso basta selecionar a nova matéria que você deseja fazer a prova na hora de fazer a sua inscrição
Então se por algum acaso você mudou de ideia ou percebeu que a matéria que tinha escolhido antes não é nem de longe a sua praia, essa é a sua chance de trocar a sua escolha da 2ª Fase.
Mas CUIDADO! Geralmente trocar a matéria da 2ª Fase é um erro!
Eu já falei sobre isso aqui no site e lá no meu canal do Youtube, então, se você está pensando em trocar a matéria da sua 2ª Fase, dê uma olhada nessa dica ANTES de fazer essa mudança ok?
Devo Trocar a MATÉRIA da 2ª Fase?
Bem, de forma geral essas são as informações mais relevantes do edital, mas claro que lá no edital você vai encontrar muito mais informações sobre o exame.
Mas se você tiver com alguma dúvida que eu não falei sobre, escreve nos comentários do vídeo que eu fiz sobre esse assunto no Youtube que eu te ajudo com isso.
Desejo tudo de bom no seu preparo e a gente se vê em outros vídeos aqui no canal.
Até mais!