Neste vídeo eu vou mostrar como eu consegui a resposta de 66 questões do meu exame da OAB.
Então se você está pensando em estudar para a prova da OAB, assista esse vídeo até o final que te garanto que vai ajudar muito você a passar, bora lá?
Eu sei, o título parece bom demais, mas existem 2 coisas nessa vida que eu preso muito. Uma é ser sincera em tudo o que eu falo e a segunda é provar tudo o que eu digo.
Então, sim, quando eu fiz o meu exame eu sabia exatamente 66 questões das 80 que foram cobradas na prova e graças a isso eu consegui passar mesmo tendo pouco tempo para estudar.
E nesta dica aqui eu vou mostrar exatamente o que eu fiz para conseguir otimizar o meu estudo a ponto de saber exatamente quais assuntos eu tinha que dominar para ir tão bem na prova da primeira fase.
A OAB Não Consegue Cobrar 5 Anos de Curso
Sendo bem objetiva, a única forma possível de saber a resposta de 66 questões antes do exame é de alguma forma entendendo antes da prova quais assuntos a OAB tem mais chance de cobrar.
A grande maioria das pessoas acha que estudar para OAB é tentar revisar o curso de direito inteiro até o dia da prova.
Eu sei que as pessoas pensam assim, porque tudo quanto é cursinho que a gente vê por aí parece que está tentando empurrar em você 5 anos de direito em uns 2 ou 3 meses de estudos, porque são cheios de aulas grandes, revisões e intensivões.
Mas o que poucas pessoas entendem é que a OAB não vai cobrar tudo o que você viu na faculdade em uma prova.
Por mais que a OAB queira cobrar tudo e ferrar todo mundo na prova, ela é limitada pela quantidade de questões, então ela precisa priorizar algo e deixar muito conteúdo fora das provas.
É tipo como uma mala de viagem, por mais que você queira levar seu guarda roupa inteiro, você acaba tendo que escolher algumas coisas e deixar outras no armário.
E o que você normalmente leva na mala? Aquilo que você mais gosta e que é mais importante para você.
E a OAB acaba fazendo justamente isso. Existem assuntos que são mais importantes para ela e que ela gosta de cobrar e existe uma porrada de assuntos que você estudou na faculdade que são tipo aquela camisa feia que você ganhou da sua tia e que você deixa enfiado no fundo do armário.
Ou seja, assuntos que apesar de existirem a OAB nunca cobrou nas provas dela e têm pouquíssima chance de cobrar algum dia.
O Que Já Foi Cobrado Várias Vezes Tem Mais Chance de Cair
O mais importante nisso é que a grande maioria dos assuntos que são importantes em um exame tem muita chance de continuarem importantes em um próximo exame.
E é justamente aqui que eu quero que você entenda uma coisa…
A OAB PRECISA DEIXAR RASTROS DO QUE ELA ACHA IMPORTANTE COBRAR NA PROVA e se você souber como identificar esses rastros, você tem tudo para fazer um preparo melhor e conseguir logo a sua aprovação.
No meu caso eu percebi que eu tinha 2 a 3h no dia para estudar e jamais iria conseguir ficar o dia todo assistindo videoalinhas de cursinho igual minhas amigas estavam fazendo.
Então eu percebi que se eu quisesse saber o que focar no estudo eu precisava arrumar uma forma de identificar o que tinha mais chance de ser cobrado de mim na prova e foi ai que eu fui atrás da melhor fonte de informações que existe…
As provas passadas da OAB.
Mapa da Prova da OAB
Sim, se a OAB tem que priorizar assuntos e esses assuntos normalmente permanecem relevantes para várias provas, é óbvio que a melhor forma para eu identificar o que estudar sempre vai ser as provas passadas da OAB.
Então eu peguei 10 provas passadas da OAB e comecei a analisar cada uma delas e colocar os assuntos em uma tabela (tipo essa da foto).
Com isso eu fui percebendo quais assuntos caiam muito e deixei eles em verde, depois quais assuntos caem um pouco menos e pintei de azul e fui fazendo isso até chegar ao assuntos mais raros de cair que ficaram em vermelho.
Com isso eu comecei estudando os assuntos em verde que eram quase certos de cair na minha prova e fui fazendo isso até cobrir tudo o que separei na minha análise.
Resultado, depois que fiz a prova e fui aprovada estudando só o que tinha separado na minha análise, eu fiz a conferência da prova com a minha análise e percebi que 66 assuntos que tinha separado na análise estavam lá na prova.
Então, se HOJE você está na dúvida se está estudando bem ou está sem clareza do que focar no estudo, grave isso ai na sua cabeça:
AS PROVAS PASSADAS DA OAB SÃO O MELHOR MAPA PARA VOCÊ SABER O QUE ESTUDAR.
Funcionou e Continuará Funcionando
“Mas Raiany, será que isso aí ainda funciona para a prova que eu vou fazer?”
Com toda certeza!
No exame 34, por exemplo, a análise atualizada que eu entreguei para os meus alunos do Método Passe na Ordem listava exatamente 60 de 80 questões da prova.
Se você olhar bem, quem estudou só os assuntos verde e azul que eu separei tinha conhecimento para acertar 45 questões e ser aprovado estudando só isso.
Então, sim é algo que funciona e vai continuar funcionando, pois eu continuo atualizando a análise a cada prova nova que a OAB solta.
Invista seu Tempo na Coisa Certa
“Mas Raiany, analisar 5 ou 10 provas não vai ocupar muito tempo?”
É óbvio que isso vai exigir um bom tempo sim. Mas com certeza é melhor investir esse tempo analisando as provas, identificando os assuntos e aumentando muito mais as suas chances de passar do que sentar a bunda na cadeira e ficar assistindo centenas de aulas de um cursinho sem saber se aquilo ali realmente vai ser cobrado na prova.
Ao meu ver o tempo que eu investi fazendo a analise foi um tempo que poupei sofrendo com reprovações que iam me atrapalhar a começar a trabalhar na área.
Então, é algo que dá muito trabalho, mas é algo que vai ajudar muito você a vencer essa prova.
Agora, se você não quer parar para analisar as provas, aí vale a pena você dar uma conferida no meu método de preparo para OAB, pois lá eu entrego a minha análise atualizada e também toda a estratégia de estudo, passo a passo, para você conseguir logo a sua aprovação na OAB.
Para conferir como funciona o meu método é só clicar neste link: Método Passe na Ordem
Estude de Maneira Inteligente
Resumindo… é sim possível ir para a prova da OAB com mais de 60 questões na ponta da língua. Basta você fazer um estudo mais inteligente e buscar aquilo que a OAB realmente tem chances de cobrar.
Eu sempre digo que estudar bem não é assistir aula até cair no sono. Estudar bem é saber o que priorizar no seu estudo e estudar isso da melhor forma possível no tempo que você tem.
Eu mesma tinha pouco tempo para estudar e tive que ser inteligente na minha forma de estudo e tenho certeza que, se você for mais estratégico, você também vai aumentar muito as suas chances de conseguir essa aprovação logo.
Todos os anos eu ajudo centenas de pessoas a passar na OAB estudando de forma estratégica e se você quiser conhecer o meu método de preparo completo para OAB, dá uma conferida neste link: Método Passe na Ordem
Desejo tudo de bom para você e a gente se vê em outras dicas aqui no site, no meu canal do Youtube ou lá na minha turma.
Até mais!