Ninguém nasce sabendo das coisas e todo mundo que faz direito acaba eventualmente pesquisando sobre como é a Prova da OAB.
Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, você está no lugar certo, pois aqui eu vou explicar tudo o que você precisa saber sobre a prova da OAB e como ela funciona, bora lá?
O que é a Prova da OAB?
A prova da OAB é algo que existe desde 1994 e é o exame necessário para que qualquer pessoa que está cursando ou que já terminou o curso de Direito possa exercer a advocacia.
Então (no momento que estou fazendo este post) se você quer se tornar um advogado, esta prova vai ser um desafio que você vai ter que vencer.
E é super importante entender um pouco mais sobre como ela funciona para não cair de paraquendas no dia da prova e aqui eu vou passar tudo o que você precisa saber.
Eu resolvi separar esse post em 2 pedaços: no primeiro eu vou dar as informações gerais sobre o exame e depois vou falar bem certinho sobre a prova em si.
Aqui eu também vou citar alguns vídeos de dicas importantes que eu já fiz no meu Canal do Youtube para você conferir e os links de todos esses vídeos.
Quem pode fazer a Prova da OAB?
O primeiro passo sobre a prova da OAB é entender quem realmente pode fazer essa prova e como você pode fazer ela.
A prova da OAB pode ser feita por quem formou em direito ou está cursando o 9º ou 10º semestre do curso, então é possível fazer a prova e passar antes mesmo de estar formado.
Mas esse assunto de quem pode ou não fazer a prova envolve algumas regras importantes que eu explico bem certinho em um vídeo no canal e no post que você pode conferir aqui: Quem Pode Fazer a Prova da OAB? (Será que você pode?)
Quem aplica a Prova da OAB?
A prova da OAB é aplicada há muito tempo pela Fundação Getúlio Vargas e é no site da FGV que você consegue encontrar os editais, avisos sobre a prova e até os arquivos das provas passadas.
Então, se você quer dar uma olhada nas provas passadas para já ir se acostumando, você pode encontrar todas elas para download lá no site da FGV.
Quando Acontece a Prova da OAB?
A prova da primeira fase e da segunda fase são feitas sempre em um domingo de tarde, em dias diferentes e só avança para a segunda fase quem passar na primeira.
Quanto ao tempo de prova, tanto a primeira quanto a segunda fase tem 5h duração, então é esse tempo que você vai ter em cada etapa para concluir o exame.
Geralmente entre uma prova e outra são cerca de 2 meses, por isso que é tão importante ficar a até a última hora de prova na 1ª Fase, pois só assim você vai conseguir levar o caderno de provas para casa e conseguir verificar com antecedência o seu resultado.
Caso contrário você terá que esperar pelo menos 15 dias para ter uma ideia se passou ou não (e se você realmente quiser ser aprovado na 2ª Fase, esses 15 dias fazem MUITA diferença).
Como Se Inscrever na Prova da OAB?
E claro que lá no site da FGV você também vai conseguir fazer a sua inscrição para realizar o exame da OAB quando abrir o prazo de inscrição.
Só que, no dia que você for fazer a sua inscrição para o exame para OAB você também já vai ter que escolher qual será a sua matéria para a sua segunda fase e lá no dia da prova da 2ª Fase você vai receber uma prova específica desta matéria para fazer.
Ou seja, antes mesmo de fazer a sua primeira fase, você já vai ter que definir qual será a matéria da sua segunda fase, por isso é super importante ter clareza sobre qual área você quer fazer a segunda fase antes mesmo de começar a estudar para a prova da OAB.
Porque naquele momento da inscrição você já vai estar definindo o seu caminho também para essa segunda fase.
Lá no canal eu tenho um vídeo focado na escolha certa da matéria da segunda fase e você pode dar uma conferida clicando aqui ou no posta que eu fiz sobre isso: Como escolher a segunda fase da OAB [Vem cá que eu mostro!]
Quantas Vezes Pode Fazer a Prova da OAB?
Outra dúvida que muita gente tem é sobre quantas vezes é possível fazer a prova e a verdade é que não existe um limite para que você consiga a sua aprovação.
E mesmo que você fique sem fazer a prova muito tempo, você pode voltar e tentar ela novamente.
Eu já falei sobre isso mais detalhadamente neste vídeo aqui, então dá uma olhada lá depois ou leia esta posta aqui: Quantas vezes posso fazer a prova da OAB? [tem limite?]
Mas resumindo, estando de acordo com o que é previsto no edital, você vai poder fazer a prova até conseguir a sua aprovação.
Mas se inscrevendo no meu canal do Youtube, seguindo as minhas dicas e estudando da forma certa, você tem tudo para passar o mais rápido possível, ok?
Agora, falando sobre a prova, ela tem um forma um pouco diferente do que as provas da faculdade.
A prova da OAB é dividida entre a primeira fase e a segunda fase.
Como Funciona a Prova da 1ª Fase da OAB?
Na primeira fase você vai ter 80 questões de múltipla escolha (que vão da letra A até a letra D) em que você terá que encontrar a alternativa correta.
Lembrando que você terá 5h corridas de prova em um domingo a tarde para poder responder essas 80 questões.
A sua missão nessa etapa é acertar pelo menos 50% das questões, ou seja, no momento que estou escrevendo este post, você vai conseguir a aprovação na primeira fase e ganhar o direito de realizar a prova da segunda fase se acertar pelo menos 40 das 80 questões da prova.
Essa quantidade de questões da primeira fase já foi maior antes, mas já faz um bom tempo que são 80 questões. Só que isso é algo que pode mudar com o tempo, então é importante ficar de olho.
Nessa prova não há fator de correção, ou seja, uma errada não vai anular uma questão certa, por isso é muito importante sempre responder todas as questões da prova e não deixar nada em branco, porque se você deixar algo em branco será apenas uma certeza de que você não tem chance nenhuma de pontuar naquela questão.
Lembrando que na primeira fase você não pode levar nenhum material de consulta.
Então na 1ª Fase da OAB você não vai poder ter seu Vade Mecum ali do lado para te ajudar.
Inclusive, se você tiver curiosidade sobre o que você pode ou não levar lá no dia da prova, veja este vídeo aqui que eu explico tudo bem certinho ou leia esse post: O que PODE levar para a Prova da OAB? ✅ 1ª e 2ª FASE
Fique até a Última Hora de Prova!
Outra coisa importante é saber que você pode e DEVE levar para casa o seu caderno de prova (o documento que tem todas as questões impressas), pois só assim você vai conseguir descobrir com antecedência se passou ou não na primeira fase. Mas para fazer isso é necessário ficar até a última hora de prova.
Eu já fiz uma dica no canal explicando a importância de ficar até o final da prova para levar o caderno da prova, então dê uma conferida nesse video aqui ou leia este outro post aqui: Por que você deve esperar até a última hora da prova da OAB para sair? [Isso ajuda MUITO]
Como Funciona a Prova da 2ª Fase da OAB?
A primeira coisa a se saber sobre a segunda fase da OAB é que, mesmo tendo escolhido a matéria dela lá na inscrição da primeira fase, nem todo mundo pode fazer essa prova.
Você só ganha o direito de fazer a prova da 2ª Fase da OAB se você conseguir fazer 40 ou mais pontos na prova da 1ª Fase.
Caso isso ocorra, no dia da prova você vai receber uma prova específica da matéria escolhida para fazer.
Formato da 2ª Fase da OAB
Agora, o formato da segunda fase é bem diferente do da primeira fase.
A prova da segunda fase tem um formato completamente discursivo, onde você vai ter que escrever a mão uma peça processual e responder a 4 questões abertas, com letra A e B, também à mão.
Nesta parte da peça processual o avaliador vai apresentar um caso e você vai ter identificar e criar a peça processual adequada para aquele caso.
E fica a dica: só tem uma única peça que vai ser a certa. E caso você erre a peça sua pontuação na parte da peça processual será zerada e você não vai conseguir ponto o suficiente para conseguir a aprovação mesmo que gabarite as questões abertas.
Ou seja, é de suma importância treinar a identificação das peças da matéria que você escolher para a segunda fase.
Como é Corrigida e Pontuada a 2ª Fase da OAB?
A correção dessa peça e das questões abertas vai usar como base um gabarito chamado padrão de respostas, onde o avaliador vai especificar quais os pontos que ele julgou necessário serem citados para a situação.
A pontuação da segunda fase também é diferente e aqui a prova vai de zero a 10. Então, você vai responder a sua prova da forma mais completa possível e a fundamentações e as teses que baterem com as que o avaliador colocou no padrão de respostas vão somando pontos na sua prova.
A peça processual vale 5 pontos e as questões abertas 1,25 ponto cada.
A missão aqui é tirar pelo menos 6 nesta etapa, menos que 6 seria uma reprovação.
É por isso que, caso você erre a identificação da peça processual, você não consegue a aprovação. Mas também não adianta gabaritar a peça e zerar as questões, pois assim não soma 6 de qualquer jeito.
Sendo assim, para conseguir a aprovação na 2ª Fase da OAB, você precisa acertar na idetificação da peça processual, ir bem nela (suas respostas baterem com as do padrão de resposta) e ainda acertar as questões abertas também (pelo menos o suficiente para somar pelo menos 6,00 junto com a sua peça).
Como Funciona a Repescagem da 2ª Fase?
“Raiany, e se eu passar na primeira fase e reprovar na segunda, preciso fazer a primeira fase novamente?”
Dependendo da situação é possível SIM você refazer a segunda fase sem ter que fazer a primeira novamente.
O nome oficial dessa benesse é: Reaproveitamento da 1ª Fase.
Funciona assim: caso você tenha sido aprovado na 1ª Fase de um exame e não conseguiu passar na 2ª Fase desse mesmo exame, você pode, no próximo exame, se inscrever para fazer apenas a 2ª Fase e reaproveitar a sua aprovação na 1ª Fase.
Mas isso só pode ser feito 1 única vez por aprovação na 1ª fase e apenas no exame imediatamente subsequente.
Eu sei que essa regra pode dar um nó na cabeça, então, para entender bem certinho quando você pode fazer isso, eu recomendo que você assista este vídeo aqui ou leia esse post aqui: REPESCAGEM OAB [como funciona?]
Bem, essas são as informações essenciais sobre o exame da OAB. Lembrando que eu citei vários vídeos que são bem importantes de você conferir, então não deixe de ir lá no canal, assistir e dar um joinha 😉
Eu espero de coração que essas dicas aqui tenham ajudado você!
Agora corre e vai lá ver os outros vídeos que eu recomendei, até mais!