Uma dúvida que recebo muito por mensagem é: quanto tempo de estudo é necessário para passar na OAB?
E neste vídeo aqui abaixo eu falei exatamente sobre isso, poois a pergunta é simples, mas a resposta não é tão simples assim…
Bora lá?
Bem, sendo bem direta, a resposta para essa pergunta sobre quanto tempo estudar para passar na OAB é: DEPENDE.
Sim, eu sei que “depende” é uma resposta chata de receber, mas aqui neste post eu vou explicar em detalhes porque depende e aí você vai conseguir calcular quanto tempo você vai precisar estudar para passar na OAB, ok?
Como Calcular o Tempo e Estudo para a Prova da OAB
Bem, o tempo de estudo necessário para passar na OAB varia porque depende muito da forma como você deseja se preparar.
Por exemplo: se você pensa em se preparar com um cursinho de videoaulas, um dos cursos mais famosos que tem por aí para OAB tem 1200h de conteúdo gravado. Isso significa que para você fazer um bom preparo com um curso assim você teria que cobrir todo o conteúdo dele até o dia da prova.
Lembrando que se você começar o seu estudo assim que fizer a inscrição da prova, você vai ter uns 3 meses para estudar.
Ou seja, se a gente dividir 1200h por 90 dias (3 meses), chegamos a quantidade de horas diárias que você vai ter que estudar.
Neste caso, para completar esse curso 1200h inteiro até a prova, você teria que estudar umas 13h por dia, todos os dias, de domingo a domingo, até o dia da prova.
Sim, você leu bem: 13 horas. TODOS OS DIAS. De domingo a domingo.
Como Estudar para a Prova da OAB com Menos Tempo
Agora, se você for igual a mim, que não tinha 13h por dia para estudar, alguma coisa precisa mudar.
Ou você acha mais tempo no seu dia para encaixar esse estudo aí de 13h, ou você precisa mudar a forma de se preparar para a prova.
Calcule a Quantidade de Horas
Então, a dica que eu dou para você é: sempre calcule a quantidade de horas de conteúdo do curso que você pretende fazer com a quantidade de horas que você tem para estudar.
Vai ser esse cálculo que vai mostrar bem certinho quanto tempo diário você precisa dedicar ao estudo para concluir o curso antes da prova.
No meu caso eu tinha 2h a 3h por dia para estudar, então logo de cara eu percebi que esses cursinhos de matéria gigantescos não iam ser possível para mim.
Foi por isso que eu criei um estudo mais estratégico, que visa identificar o que a OAB tinha mais chance de cobrar de mim.
Eu fiz isso analisando as 10 provas passadas e identificando os assuntos que a OAB mais gostava de cobrar e também aqueles assuntos que ela nunca tinha mostrado interesse.
Com isso eu consegui selecionar bem o que eu ia estudar e o que não ia fazer parte do meu estudo. Isso deixou meu preparo muito menor e mais rápido e eu consegui encaixar isso na minha rotina de 2h a 3h de estudo diário.
Estude pela Lei Seca
Outra coisa que fiz foi eliminar completamente essa ideia de assistir aulinha de conteúdo igual tem nesses cursos convencionais.
Todo o meu estudo foi feito direto pela lei seca e eu fiz isso porque eu não precisaria assistir 2h a 3h de uma aula para ver 1 ou outro assunto que eu separei na minha análise.
Estudando direto pela lei seca eu consegui cobrir muito mais assuntos da análise que eu criei de forma bem direta e sem enrolação.
Então, eu Raiany, passei na prova da OAB estudando apenas 2h a 3h por dia nesses 3 meses que tive para estudar e isso só foi possível porque eu criei uma forma de preparo super focada que cabia nesse tempo que eu tinha para estudar.
Se você quiser entender bem certinho como funciona minha forma de preparo é só ver a minha aula sobre o Método Passe na Ordem
Bem, por isso que eu disse e volto a repetir, o que vai definir o seu tempo de estudo é o tamanho do curso que você quer fazer pelo tempo disponível que você tem para estudar.
Se você faz um curso gigante que revisa os 5 anos do curso de direito inteiro, você vai precisar de mais horas para concluir ele a tempo.
Agora se você faz um estudo mais estratégico, mais focado no que a OAB gosta de cobrar (que nem eu fiz e que nem eu ensino os alunos da minha mentoria estratégica para a OAB a fazer) aí o estudo vai ser menor e vai conseguir ser feito em menos tempo, entendeu?
Esses 2 caminhos são possíveis e eles impactam diretamente na quantidade de horas diárias que você vai ter que dedicar ao seu estudo.
Qual é o Tempo Ideal de Estudo para a Prova da OAB?
Resumindo: a resposta da pergunta do vídeo é que o tempo ideal de estudo vai depender muito da forma como você pretende se preparar para a prova da OAB: se por cursinho de videoaula ou de um forma estratégica.
No meu caso eu tinha pouco tempo, então eu tive que ser mais estratégica e não podia ficar o dia todo assistindo aulinha de cursinho, então eu acabei criando minha própria forma de estudo que já ajudou centenas de pessoas a conseguirem passar também.
Se você quiser conhecer o meu método de estudo é só CLICAR AQUI. Lá na página tem um vídeo onde eu explico bem certinho todos os passos do que eu chamo de preparo estratégico para OAB.
Espero ter respondido essa dúvida que muita gente tem e a gente se vê em um próximo post, até mais!