Eu gosto muito da ideia de estudar para OAB antes mesmo de formar, tanto que, na minha época, eu acabei fazendo isso e consegui a minha aprovação antes da formatura.
Mas, para que isso aconteça com você também, é importante tomar alguns cuidados que eu vou explicar aqui neste vídeo, bora lá?
Bem, como eu disse, se preparar para a prova OAB antes de formar tem seus prós, mas também tem seus contras, então neste post eu resolvi separar a explicação em 2 partes: primeiro os motivos que me levaram a começar o estudo antes de formar e depois os cuidados que eu tive que ter para que essa ideia realmente desse certo e eu conseguisse a aprovação.
Motivos para começar o estudo para OAB antes de se formar
Bem, passar na OAB antes de terminar a faculdade não é a coisa mais fácil do mundo, mas é uma missão que tem vários benefícios que me fizeram seguir este caminho:
Motivo 1 – Pressão da Família
O primeiro motivo para se começar a estudar para a prova da OAB antes de terminar o curso de direito é que normalmente há menos pressão por parte da família.
Isso é útil porque pressão dos outros nunca é algo bom quando a gente precisa enfrentar algum desafio como a prova da OAB que depende tanto do emocional para se ir bem.
Quando você ainda está terminando a faculdade, normalmente as pessoas não estão ali no seu pé, já cobrando a sua aprovação na OAB, então dá para fazer um estudo sem essa chateação dos outros no ouvido.
Para mim esse foi um grande ponto que me fez começar o preparo antes de formar, porque eu tenho alguns familiares que tornariam a minha vida um inferno se eu tivesse formado e só depois fosse focar na OAB.
Ou seja, se você tem pessoas aí na sua vida que você sabe que vão ficar te enchendo o saco e colocando muita pressão em você, talvez fazer a prova antes de formar seja o caminho para estudar com mais paz e menos cobrança.
Motivo 2 – Conteúdo Fresco
O segundo motivo é que fazendo antes de se formar, você terá mais fresco na cabeça muito do conteúdo que você vai precisar para a prova.
Claro que você ainda vai precisar estudar, mas você já está todos os dias tendo contato com o conteúdo de Direito, então torna o preparo mais fácil do que as pessoas que estão afastadas há muitos anos do direito.
E isso infelizmente acontece com muita gente.
A pessoa pensa em formar e só depois focar na OAB, mas aí depois que forma a pessoa acaba se ocupando com outras coisas, o destino vira a vida de cabeça para baixo e a pessoa acaba desistindo de vez de fazer a prova ou acaba tendo mais dificuldade para voltar a estudar.
Então, começando o estudo antes de formar, você já vai estar meio que no ritmo e isso vai ajudar você a estudar melhor.
Motivo 3 – Pressão Pessoal
O terceiro fator que me levou a estudar para a prova da OAB antes de me formar foi a pressão pessoal.
Quando a gente está no meio da faculdade sabe que há muitas coisas para concluir e a aprovação na OAB seria um bônus.
Agora, quando você se forma, esse “bônus” da aprovação se torna sua prioridade, então a nossa própria cobrança em passar acaba crescendo bastante e isso pode atrapalhar muito na preparação e ainda mais lá no dia da prova.
Então, se você depende muito da aprovação e da atuação da área jurídica para seu sustento pessoal ou ter uma renda melhor para a família, passar na OAB antes de formar também vai evitar que você forme e sinta a enorme pressão de ser aprovado o mais rápido possível (o que nunca é uma coisa boa em termos do emocional na hora da prova).
Motivo 4 – Fechar com Chave de Ouro
Já o quarto motivo para estudar para passar na prova da OAB antes de se formar é ter aquele gostinho de que você formou e já vai poder entrar no mercado de trabalho.
Sim, saber que você pegou o diploma e já pode tentar algum emprego na área ou abrir seu próprio escritório é uma sensação maravilhosa que todo mundo deveria poder experimentar.
Digamos que formar já estando aprovado na OAB é como fechar um ciclo com chave de ouro e você já vai sair da faculdade pronto para entrar no mercado de trabalho.
Cuidados que Você Deve ter ao Estudar antes de se Formar
Bem, basicamente foram esses motivos que me fizeram tomar a decisão de fazer a prova antes de me formar.
Porém, depois de todas essas vantagens, eu encontrei um grande problema que precisei encontrar uma solução e é isso que você precisa ficar atento se quiser seguir o mesmo caminho.
Tempo de Estudo para a Prova da OAB
O maior problema de quem quer se preparar para OAB antes de se formar é o tempo.
Todo mundo está abarrotado de coisas para fazer. Eu tinha provas finais, TCC, estágio e um monte de aulas da faculdade no meio do caminho. E fazendo tudo isso eu teria que conciliar com o tempo de estudo para OAB.
Então, se a gente parar para analisar, esta é uma vantagem de quem deixa para estudar depois de formar, pois todas as tarefas e compromissos da faculdade já vão estar encerrados, e todo aquele tempo que era gasto na faculdade pode ser investido em um estudo de qualidade para OAB.
Ou seja, se você quer passar na OAB apenas para fechar um ciclo, não tem ninguém cobrando de você a aprovação e você não depende financeiramente dessa aprovação, talvez deixar para se preparar para OAB após a graduação seja uma boa, pois você vai ter mais tempo para poder focar no estudo do que teria estudando antes de formar.
Mas, voltando ao assunto, o grande problema que encontrei foi esse de ter pouco tempo para estudar.
No meu dia eu teria apenas umas 2 a 3h por dia para estudar, então esses cursos enormes aí que tem 800h de conteúdo não iam me ajudar em nada porque eu não ia conseguir assistir essas aulas no tempo que eu tinha.
Então, se você está concluindo a faculdade, provavelmente você também não tem muito tempo no dia para estudar, logo é super importante você ter uma forma de estudo que encaixe nessa sua rotina, pois com um curso enorme você provavelmente não vai conseguir tempo para concluir o curso antes da prova.
Cursinho de Conteúdo só Atrapalha
A solução que eu encontrei para isso foi abandonar a ideia desses cursinhos cheios de aulas de conteúdo e tentar fazer um estudo mais objetivo sozinha.
O que eu percebi é que a OAB tinha 80 questões na prova dela e ela não ia conseguir cobrar todo o curso de direito em 80 questões.
Ou seja, ela teria que priorizar algumas coisas e ignorar muito conteúdo que vi na faculdade.
Foi aí que acabei analisando as 10 provas passadas e identificando quais assuntos a OAB dava prioridade nas provas e quais ela nunca teve interesse em cobrar.
Assim eu eliminei muito conteúdo inútil do meu estudo e foquei a atenção apenas no que tinha mais chance de aparecer na minha prova.
Sabendo o que estudar eu fiz meu estudo diretamente pela lei seca.
Eu foquei meu estudo direto na lei seca porque a prova da OAB é baseada na lei seca e não nas aulinhas do professor fulaninho do cursinho de 800h/aula.
Além disso, em uma aula normal desses cursinhos, as vezes você gasta 2 a 3 horas para ver apenas 1 assunto relevante para OAB e isso não ia caber no meu preparo.
Agora, estudando pela lei seca, eu eliminei esse tempo ocioso das aulas e consegui cobrir mais matérias diretamente pela consulta à lei.
Depois que eu estudei pela lei, claro que eu pratiquei bastante por meio de questões, que foi o que me fez identificar assuntos que eu ainda tinha dificuldade e que precisavam ser revisados.
Bem, resumindo, meu preparo para OAB foi bem diferente do convencional e eu estudei assim porque com o pouco tempo que tinha para estudar eu não poderia seguir os mesmos cursos longos e ineficientes que as pessoas adoram fazer.
E o resultado? Passei de primeira na prova da OAB.
Então, se você quer fazer o seu preparo enquanto ainda está na faculdade, ótimo! Eu apoio a ideia com todo o meu coração, mas muito cuidado com o tempo que você vai ter para estudar.
Quem tem pouco tempo para estudar precisa saber PRIORIZAR assuntos e focar apenas aquilo que a OAB tem mais chance de cobrar.
Então é muito importante fazer um estudo mais inteligente para não perder tempo com conteúdo que não tem chance de cair na sua prova.
Se você quer entender como eu fiz o meu preparo estratégico com o pouco tempo que eu tinha, sem ter que assistir nenhuma aulinha de cursinho, e ainda assim chegar à aprovação, é só assistir a essa aula aqui: Método Passe na Ordem.
Lá na aula eu explico em detalhes como funcionou o meu processo de estudo e também como você pode seguir o mesmo caminho para conseguir a sua aprovação, ok?
Até mais!