Acho que desistir de fazer um cursinho para OAB foi um dos fatores que mais me ajudou a passar na Prova da OAB.
Eu sei que parece estranho o que eu disse, mas aqui nesta dica e no vídeo abaixo eu vou provar para você que isso faz sentido e vou te mostrar porque ninguém nunca falou disso para você.
Vamos lá?
Nesta dica eu quero explicar porque eu acabei tomando essa decisão de não fazer esses cursinhos de matérias que todo mundo faz por aí e porque isso acabou me fazendo ser uma das únicas da minha turma a passar de primeira na prova da OAB.
Então, se você não quer ficar queimando dinheiro com cursinhos sem conseguir a sua aprovação, você precisa ler essa dica até o final.
A Escolha do Curo para a Prova da OAB
Bem, quando eu estava formando na faculdade eu fiz igual todo estudante de direito faz, comecei a pensar na prova da OAB e em qual cursinho eu ia fazer para ter mais chance de passar na prova.
Na minha sala tinha muita gente no mesmo barco e rapidinho o pessoal começou a dizer que tinha se inscrito no curso X, outro no curso Y e todo mundo que tinha se inscrito em algum curso começou a puxar a sardinha para confirmar que tinha feito uma boa escolha.
“Oh… esse aqui é bom, super completo, tem revisões, tem intensivão e não sei o que lá mais”
“Ah… mas esse meu aqui tem aulas ao vivo, tem presencial também, é muito mais completo que esse aí.”
E no meio disso tudo eu confesso que estava meio perdida, mas eu sou muito analítica e minha mente sempre funciona calculando alguma coisa, então quando eu comecei a analisar esses cursinhos que todo mundo indicava teve uma coisa que me preocupou demais:
NINGUÉM PARAVA PARA CALCULAR SE ESSES CURSINHOS CHEIOS DE AULAS REALMENTE PODERIAM SER COMPLETADOS ATÉ O DIA DA PROVA.
O Cálculo que me levou à Aprovação na OAB
Deixa eu explicar…
Todos nós temos 24h no dia e nessas 24h encaixamos toda a nossa vida, certo? Essa é um regra que não tem como fugir.
No meu caso eu tinha faculdade todos os dias da semana, tinha estágio, tinha TCC para fazer, tinha o tempo gasto no ónibus, tempo para comer, tempo para dormir, para tomar banho e assim vai.
Resumindo… na melhor das hipóteses, se tudo saísse como planejado (e o ônibus passasse no horário certo), no dia eu teria no máximo 3h para focar minha atenção nos estudos para OAB.
O problema é que o cursinho que a maioria da minha turma estava se inscrevendo tinha 1200h de carga horária (e olha que a gente estava com um pouco mais de 3 meses até o dia da prova).
Então vamos fazer a conta: se a gente dividir 1200h por 3 meses de estudo (ou seja, 90 dias) eu teria que estudar um pouco mais 13h por dia para cobrir todo o curso até a data da prova.
Agora me diz uma coisa, você tem 13h todos os dias para estudar para OAB?
Sinceramente até hoje eu nunca cruzei com uma pessoa que disse tem 13h por dia, todos os dias, para estudar (e olha que até hoje eu já tive centenas de alunos e converso com muita gente todos os dias).
Então, essa conta aí foi, sem dúvida, o principal motivo que me fez desistir de vez de fazer um cursinho assim. Porque com 3h por dia para estudar, em 3 meses, eu estudaria apenas 270h e isso me deixa bem longe de completar um curso de 1200h.
Então, não importava se o curso era super completão, cheio de aulas, intensivões, revisões ao vivo ou qualquer porcaria assim.
Fazendo um curso enorme desses eu só veria 20% do conteúdo do curso até a prova e enfrentaria o exame da OAB apenas 20% preparada, o que era uma péssima ideia.
O que mais me deixou chocada é que NINGUÉM da minha turma tinha parado para pensar se iria ou não conseguir completar o curso até o dia da prova.
Pareciam aqueles cardumes de peixe, sabe? Que um vai nadando e os outros nadam também atrás sem saber para onde vão.
O resultado dessa cegueira completa foi terrível: quase todo mundo da minha turma reprovou no exame, mesmo tendo feito cursinhos assim.
O mais cruel nisso tudo é que os cursinhos sabem que esses cursos de 1200h não vão ser completados em 3 ou 4 meses, por isso eles não permitem você ter acesso ao material até passar, o curso sempre expira o acesso depois de alguns meses.
Porque assim você vai reprovar e 4 meses depois vai estar lá novamente pagando uma nova matrícula no mesmo curso para se lascar de tanto estudar e reprovar novamente.
Ou seja, é um ciclo super lucrativo para o cursinho. Cada aluno volta várias vezes e paga mais matrículas antes de conseguir passar.
Como Passar na OAB com Pouco Tempo
Enfim, se você tem 10, 12h por dia para estudar, ok, talvez esses cursinhos ajudem sim você a passar.
Agora se você é como eu era e tem no máximo 2, 3 ou 4 horas por dia para estudar, você precisa pensar de uma forma diferente.
Esses cursinhos enormes não vão ser a solução se eles não couberem na sua rotina, vão apenas servir para queimar o seu dinheiro.
No meu caso, ainda bem que eu percebi isso a tempo e deixei essa ideia de cursinho de lado. Eu foquei meu preparo em entender aquilo que a OAB tinha mais interesse em cobrar e somente nisso.
Se você quer entender um pouco mais sobre como eu fiz o meu estudo estratégico com apenas 3h por dia, é só clicar neste link. Lá tem uma aula completa mostrando passo a passo como eu fiz o estudo que me fez passar na OAB de primeira.
Enfim, eu criei essa dica aqui porque eu quero que mais e mais pessoas abram os olhos para o que fica nas entrelinhas.
É super importante calcular o tempo de duração de um curso com o tempo que você tem disponível para estudar.
Não adianta de nada pegar o curso mais completão que todo mundo indica se você for conseguir cobrir apenas 20% dele até a prova.
Se você realmente quer chegar à aprovação, você precisa pensar de forma mais estratégica para não ser vítima da prova.
E se esta dica ajudou você, aproveita e se inscreva no meu Canal do YouTube. Lá eu tenho várias outras dicas sobre como ter um preparo estratégico para a prova da OAB que eu tenho certeza que vão te ajudar bastante.
Ah, e se você quiser conhecer mais sobre a forma de preparo que eu usei para passar de primeira na OAB, é só CLICAR AQUI para assistir a aula sobre o Fluxo de Preparo estratégico. Lá você vai entender certinho que dá para fazer um ótimo preparo sem ter que passar o dia todo assistindo aulinha.
Gratidão por me acompanhar até aqui e a gente se vê em uma próxima dica.
Até lá!