Esta é uma dúvida básica para quem vai fazer a prova da OAB pela primeira vez, mas muitas vezes o básico acaba custando a aprovação de muita gente.
Por isso, hoje eu vou explicar certinho o que você precisa saber sobre a quantidade de questões e outros detalhes bem importantes para você passar na 1ª Fase da OAB. Vamos lá?
Sempre gosto de ser direta, então a resposta curta e simples é que você precisa fazer pelo menos 40 pontos, ou seja, metade das questões, para conseguir a sua aprovação na primeira fase e ter o direito de fazer a prova da segunda fase do exame da OAB.
Porém, há alguns detalhes importantes sobre a primeira fase que você também precisa ficar atento.
Quantas questões tem na prova da OAB?
Bem, o primeiro detalhe importante é que a 1ª Fase da prova da OAB possui atualmente 80 questões todas elas de múltipla escolha, então não há questões escritas nessa primeira fase, sendo assim, não é permitido levar o Vade Mecum para consulta.
Todas as questões possuem 4 alternativas (letra A B C D) e a resposta vai sempre ser a mais correta entre elas.
E eu digo a mais correta, pois já aconteceu de terem 2 alternativa aparentemente corretas, mas que uma era mais completa do que a outra, então essa mais completa era a correta no gabarito final.
Mas apesar de ser uma prova de múltipla escolha, a prova da OAB não é igual as provas de concurso público, então não tem aquele fator de correção (uma errada anula uma certa).
Isso significa que você PODE e DEVE chutar as questões que não souber ou que ficar em dúvida e que nunca, NUNCA deve deixar alguma questão sem marcar no gabarito, ok?
É sério. mesmo que você não tenha certeza de uma questão, jamais deixe ela em branco, porque chutando você pelo menos vai ter alguma chance de acertar e somar mais um ponto para chegar aos 40 e passar para a 2ª Fase.
Prova da OAB: caneta azul ou preta
O segundo ponto é que na primeira fase você não pode levar nada mais do que uma caneta estilo BIC transparente com tinta preta ou azul para fazer a marcação na prova. Ou seja, NÃO PODE LEVAR LÁPIS, LAPIZEIRA ou BORRACHA.
E não, eu não estou brincando, só pode levar a caneta com tubo transparente de tinta azul ou preta.
E se a sua caneta não for com tubo transparente, você não vai poder fazer a prova com ela e vai ter que jogar fora ou guardar lacrada junto com todos os outros materiais proibidos que você possa ter levado para fazer a prova (tipo, chave do carro, celular, lápis, borracha, etc.).
Todos esses detalhes sobre a prova da OAB, tanto da primeira fase quanto da segunda fase, estão bem descritos no edital que a OAB/FGV publica a cada exame.
Esse edital sai normalmente entre 2 a 3 meses antes da realização da prova da primeira fase, logo no começo do prazo de inscrição.
Essa dica de ler o edital é super simples, mas é algo que sempre indico para os meus alunos do Método Passe na Ordem, pois pouca gente realmente lembra de fazer isso e é ali no edital que a OAB deixa todas as regras do jogo e várias informações importantes que vão ajudar você a evitar erros na sua preparação e na execução da prova.
Agora uma pergunta para você: você já leu o edital do exame antes ou nunca parou para fazer isso? Deixa a resposta nos comentários do vídeo para eu saber!
Se você gostou dessa dica, você também pode conferir essa playlist do meu canal do Youtube que eu tenho certeza que vai te ajudar bastante nessa jornada de preparação.
Até a próxima!