“Raiany, qual o tempo de estudo certo para eu conseguir fazer um bom preparo e passar na OAB?”
Sendo bem honesta com você, a resposta dessa dúvida de quanto tempo estudar é um: DEPENDE.
Quanto tempo estudar para OAB
Sim, eu sei que “depende” é uma resposta chata de receber, mas o tempo certo de estudo vai depender de um fator super importante, e é justamente por isso que eu vou ensinar você a como identificar o tempo certo para você.
O tempo de estudo necessário para passar na OAB varia de acordo com a forma como você pretende estudar.
Se você pensa em se preparar seguindo um cursinho de videoaulas, você vai precisar de muito mais tempo de estudo no dia.
Por exemplo, vamos pegar um cursinho de tenha 820h de carga horária. A missão para fazer um bom preparo seguindo esse curso é cobrir todo ele até o dia da prova, certo?
Só que, se você pegar qualquer edital de exame, você vai ver que do dia da inscrição até o dia da prova da primeira fase você vai ter entre 60 e 70 dias para estudar.
Então se você dividir 820 horas por 70 dias de estudo você vai chegar justamente na quantidade de horas que você precisa estudar no dia para cobrir tudo até a prova.
E nesse exemplo aqui você teria que estudar praticamente 12h no dia para cobrir tudo até o dia do exame.
Sim, 12 horas. Todos os dias. De domingo a domingo.
Agora, se você for igual a mim, que não tinha 12h por dia para estudar, alguma coisa precisa mudar.
De 3 uma:
- Ou você acha mais tempo no seu dia para encaixar esse estudo aí de 12h
- Ou você começa agora a estudar para uma prova bem mais para frente para poder estudar menos tempo em cada dia
- Ou você precisa mudar a forma de se preparar para a prova.
Preparo Estratégico para Prova da OAB
No meu caso eu tinha 2h a 3h por dia para estudar, então logo de cara eu percebi que esses cursinhos de matéria gigantes que fazem muita propaganda não iam ser possíveis para mim.
Então, eu segui um estudo mais estratégico tentando identificar o que a OAB tinha mais chance de cobrar de mim.
E eu fiz isso analisando as provas passadas e identificando os assuntos que a OAB mais gostava de cobrar e focando somente neles.
Com isso eu consegui selecionar bem o que eu ia estudar e isso deixou meu preparo menor e mais rápido e eu consegui encaixar isso na minha rotina de 2h a 3h de estudo por dia.
Outra coisa que eu fiz foi eliminar completamente essa ideia de assistir aulinha longas de conteúdo igual tem nesses cursinhos convencionais.
Todo o meu estudo foi feito direto pela leitura da lei seca, da letra da lei, que é justamente de onde a OAB cria as questões dela.
Estudando direto pela lei seca eu consegui cobrir muito mais assuntos da minha análise e não tive que perder tempo com aquelas aulas longas que dão sono.
Então, eu Raiany, passei DE PRIMEIRA na prova da OAB estudando apenas 2h a 3h por dia e isso só foi possível porque eu criei uma forma de preparo super focada que cabia nesse tempo que eu tinha para estudar.
E se você quiser entender bem certinho como funciona essa minha forma de preparo, eu vou deixar o link aqui abaixo:\
Lá você vai entender como esse mesmo passo a passo tem ajudado muita gente a vencer o exame
Por isso que eu disse e volto a repetir, o que vai definir o seu tempo de estudo é o tamanho do curso que você quer fazer pelo tempo disponível que você tem para estudar.
Se você faz um curso gigante que tenta revisar os 5 anos do curso de direito por inteiro, você vai precisar de 8h, 10h, 12h por dia para completar ele até a prova.
Agora se você faz um estudo mais estratégico, mais focado no que a OAB gosta de cobrar (que nem eu fiz e que nem eu ensino os meus alunos a fazerem) aí o estudo vai ser muito mais objetivo.
E você acaba conseguindo encaixar ele em qualquer tipo de rotina, inclusive na rotina de quem não tem muito tempo, como era o meu caso.
E se esse for o seu caso também, eu tenho certeza que ele vai te ajudar.