OAB 2025 QUEM PODE FAZER a Prova da OAB?

Muita gente se pergunta quem pode fazer a Prova da OAB e quem não pode.

E realmente saber se você pode ou não fazer o Exame da OAB com certeza é o primeiro passo antes de iniciar qualquer preparação.

Porque se você descumprir alguma regra da prova da OAB isso pode acabar custando a sua aprovação e até se complicar com a Ordem dos Advogados em si.

E claro que, para evitar qualquer problema, eu vou explicar tudo o que você precisa saber aqui, ok?

Quem pode Fazer a Prova da OAB

Enfim, uma dica que eu já dou logo de início é que todas essas regras relacionadas à prova da OAB vão sempre estar presentes no edital do exame que você quer fazer.

Método Passe na Ordem

Essa regra de quem pode fazer aquele exame em específico sempre está nos itens 1.4.2 ou 1.4.3 do edital, então na dúvida sobre um exame em específico, você pode olhar diretamente no edital.

Mas, respondendo à pergunta, são basicamente 3 grupos que podem fazer a prova da OAB.

1 – Bacharéis em Direito

O primeiro grupo é o dos bacharéis em direito, formados em instituição regularmente credenciada.

Ou seja, são as pessoas que, antes da data da inscrição, já terminaram o curso de direito em alguma instituição validada pelo MEC e já têm o diploma em mãos.

Esses aí podem se inscrever para fazer a prova em qualquer exame, seja no ano em que formaram ou depois de 3, 5 ou 10 anos…

Na verdade, quem já tem o diploma do curso de direito pode fazer a prova da OAB até 20, 30 anos depois de formado. Literalmente não tem um limite.

2 – Esperando a Colação de Grau

O segundo grupo que pode fazer a prova da OAB são as pessoas que terminaram o curso, mas ainda não colaram grau.

Para se inscrever na prova da OAB não é necessário ter o diploma em mãos. O diploma só é necessário na hora de se inscrever na OAB em si depois de aprovado na prova.

Ou seja, formou, mas ainda não colou grau? Não tem problema, pode se inscrever para fazer a prova da OAB tranquilamente.

3 – Estudantes do Último Ano do Curso de Direito

Já o terceiro grupo são os estudantes de Direito que comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito.

Método Passe na Ordem

Ou seja SIM, dá para fazer o Exame da OAB antes de formar, inclusive eu mesma passei antes de terminar o curso, porém é preciso tomar cuidado.

O edital sempre diz que só podem fazer o exame antes de formar aquelas pessoas que estejam devidamente inscritas no 9º ou 10º semestre do curso de direito.

Então, se este for o seu caso, ótimo você vai poder fazer a prova e quem sabe até já garantir a aprovação antes mesmo de se formar.

Prova da OAB no 8º Semestre

Agora, se você está no 8º semestre, aí você precisa ficar atento.

Atualmente a OAB vem colocando nos seus editais um período em que o candidato precisa estar matriculado em tais semestres, mas esse período nem sempre é o mesmo da data da inscrição.

Por exemplo, no Exame 42 da OAB o edital exigia que o candidato precisava estar devidamente inscrito no 9º ou 10º semestre do curso de direito no primeiro semestre de 2025.

Ou seja, seguindo essa regra, quem estava no 8º Semestre do final de 2024 pôde sim se inscrever no Exame 42 e ir fazer a prova da 1ª Fase no dia 1º de Dezembro, pois seguindo a lógica (e passando de semestre, claro) essas pessoas estariam no 9º Semestre no início de 2025.

Inclusive se você ainda tiver alguma dúvida sobre isso, só colocar nos comentários os detalhes do seu caso específico que eu ajudo, ok?.

Prova da OAB no 7º Semestre

Agora, se você está no 7º Semestre ou antes, infelizmente não existe a opção de fazer a prova como “treinero”, então você vai ter que esperar mais um pouco para fazer o exame.

Mas isso não quer dizer que você não possa começar a estudar para a prova!

Método Passe na Ordem

Na verdade, se você estiver no 8º semestre e não se encaixar na regra do edital que eu expliquei ou até mesmo no 7º semestre você já pode e DEVE começar a estudar para a prova.

Inclusive, nas minhas turmas eu tenho muita gente do sétimo e oitavo semestre que querem conquistar a OAB antes de formar e já estão estudando em um ritmo bem tranquilo.

Assim, quando elas puderem fazer a prova elas já vão estar super preparadas para fazer o exame sem aquela correria de tentar estudar tudo que precisa em menos de 90 dias.

Então, se você quiser estudar de forma estratégica comigo, dá uma conferida no link que eu deixei aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá na página eu explico como funciona o método que me fez passar estudando poucas horas no dia.

Esse mesmo método tem ajudado centenas de pessoas a finalmente vencer essa prova também.

E porque que eu gosto tanto desse estudo antecipado?

Porque o seu ritmo de estudo fica muito mais tranquilo, sem aquele estresse e agitação de ter pouco tempo para a prova.

Porque fica mais simples encaixar o preparo na rotina (eu inclusive tenho alunos que estudam 1h no dia, por exemplo)

E porque você acaba tendo mais tempo para praticar com provas passadas e simular aquele momento de prova também.

Então, acaba sendo um preparo mais tranquilo e mais completo.

E se for uma opção para você, vale a pena dar uma conferida na página do Método Passe na Ordem, pois dá para você fazer a sua primeira e última prova da OAB se você estudar da forma certa.

Pode fazer a Prova da OAB em outro Estado?

Enfim, outra coisa que muita gente me pergunta é se dá para fazer a Prova da OAB em outro estado.

E a responda é sim, você pode.

Mas lembre-se que não é permitido fazer a segunda fase em local diferente do que você fez a primeira fase.

Ou seja, se você fez a primeira fase no DF, você precisa fazer a segunda fase no DF também.

Então, minha dica é evitar se inscrever em um local que você vai ter dificuldade de voltar para fazer a sua segunda fase, ok?

Espero ter sanado suas dúvidas sobre esse tópico, mas se ainda ficou alguma, só deixar nos comentários dos vídeos no meu canal do Youtube que eu respondo.

E a gente se vê em um próximo vídeo ou quem sabe lá na minha turma estudando com estratégia para vencer o Exame da OAB.

Até mais!

Aula Gratuita