ūüĒ• EXAME 41 OAB: Quando COME√áAR a estudar? (CUIDADO COM ISSO!)

J√° tem muitas pessoas me mandando mensagem pensando no estudo para o Exame 41 da OAB.

E se você também quer fazer o Exame 41, assista este vídeo antes de começar qualquer preparo que eu tenho certeza que ele vai te ajudar muito.

Quando Começar a Estudar para a OAB

Bem, como já ensinei em vários artigos aqui site e em vários vídeos do meu canal do Youtube, todo preparo bem feito para OAB envolve um cálculo entre o tipo de curso que você quer fazer e a quantidade de tempo que você tem para estudar.

Esse cálculo é muito importante, porque é com ele que você vai conseguir identificar se o curso que você está pensando em fazer é compatível ou não com a sua realidade.

Porque se não for compatível com o seu tempo e a sua rotina, as suas chances de reprovar no exame são muito grandes.

Método Passe na Ordem

Então, bora lá…

1 – Identificar quantos dias faltam para a prova

O primeiro passo é identificar quantos dias temos para estudar.

No momento que eu estou soltando este vídeo é dia 14 de fevereiro de 2024 e, levando em conta que a primeira fase do Exame 41 será no dia 28 de julho de 2024, há exatamente 165 dias até a prova.

Claro que voc√™ vai estar vendo este v√≠deo um pouco depois, por√©m no google voc√™ pode buscar pelo termo ‚Äúfaltam quantos dias‚ÄĚ e a√≠ voc√™ vai achar alguns sites onde voc√™ consegue colocar sua data atual e a data do exame e chegar ao n√ļmero certinho para voc√™.

2 – Identificar quantas horas tem o curso

Bem, chegando nesse n√ļmero de dias de estudo, √© preciso agora saber o segundo n√ļmero: a quantidade de horas de aula que o curso que voc√™ quer fazer tem.

Por exemplo: eu peguei aqui um curso padrão desses que tem um monte de aulas gigantescas de matéria e que adora fazer propaganda aqui no youtube.

E lá na página de vendas dele mostra a quantidade total de horas de aulas gravadas que é de 1050 horas.

Ent√£o, vamos fazer a conta:

1050h de videoaulas divididas pelos 165 dias que temos até a prova da primeira fase do Exame 41 da OAB dá um total de 6,36 horas de estudo no dia para completar o curso até a data da prova.

Então, se você tem menos de 6,36h no dia para estudar, pode esquecer, já não daria para completar esse curso aí de 1050h nesses 165 dias.

Método Passe na Ordem

E é justamente por não fazer esse cálculo que muita gente pega um curso grande, se ferra no estudo e acaba reprovando.

3 – Escolher um curso que caiba na sua rotina

Ent√£o, com esse c√°lculo feito, h√° 2 op√ß√Ķes:

  • Ou voc√™ altera completamente a sua rotina e acha essas 6 a 7 horas no seu dia para encaixar esse estudo;
  • Ou voc√™ deixa de lado essa ideia de fazer esse curso gigante e acha alguma outra forma de estudo que encaixe no tempo que voc√™ tem.

No meu caso, por exemplo, quando eu fui fazer meu exame eu tinha no m√°ximo 3h no dia para estudar, ent√£o multiplicando essa quantidade de horas pelos 165 dias aqui do exemplo, daria no m√°ximo 495h totais de estudo.

Ou seja, mesmo estudando todo santo dia, de domingo a domingo, eu não chegaria nem na metade do curso e é claro que ir para prova da OAB com metade do preparo seria uma reprovação quase certa.

Como Estudar para OAB com Pouco Tempo

“Mas, Raiany, eu quero fazer o Exame 41 e tamb√©m n√£o tenho 6h no dia para estudar, o que eu fa√ßo?‚ÄĚ

Bem, eu também tinha pouco tempo e a primeira coisa que eu percebi era que não dava para fazer um curso gigante cheio de aulas longas de matérias igual esse que falei.

Então eu precisava ser mais estratégica e focar o meu preparo apenas naquilo que a OAB realmente tinha chance de cobrar de mim na prova.

E foi aí que eu usei as provas passadas da OAB para identificar o que eu precisa focar no meu estudo.

Dali eu consegui gerar uma análise como essa aqui separando exatamente os assuntos e artigos que eu precisava saber até a prova.

E a√≠, em vez de gastar meu tempo vendo aulas de mat√©rias longas e chatas, eu estudei direto pela letra da lei, porque al√©m de cobrir todos esses assuntos mais rapidamente, √© exatamente da lei que a OAB cria 100% das quest√Ķes jur√≠dicas da prova.

Método Passe na Ordem

Inclusive eu sempre achei incrível como tem pessoa que quer passar no exame só vendo aula sem tocar na lei.

√Č igual querer ser nadador vendo v√≠deo e sem nunca entrar na piscina, nunca fez sentido para mim.

Então, se você não tem 6, 8, 10 horas no dia para estudar e quer se preparar bem para o Exame 41, você precisa ser mais estratégico com o seu estudo.

Inclusive se você quiser entender mais sobre essa análise que eu mostrei e essa lógica de estudo estratégico pela lei que me fez passar de primeira na OAB, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Esse método que eu ensino cabe praticamente qualquer rotina e já ajudou muita gente que estava cansado de reprovar a finalmente vencer este exame e eu sei que pode ajudar você também.

Enfim, desejo muito sucesso aí no seu preparo e a gente se vê em um próximo vídeo lá do meu canal do Youtube ou quem sabe lá na minha turma estudando de forma prática para o Exame 41.

Até mais!

Aula Gratuita