EXAME 39 OAB: Como Estudar DE GRA√áA para a 1 FASE OAB 39ūüíį [GUIA COMPLETO]

Muita gente que vai fazer o Exame 39 não está com dinheiro no bolso para comprar algum curso preparatório.

E eu sei muito bem como é isso porque, quando eu fiz a minha prova, eu também não estava bem de grana.

Então, neste vídeo eu vou ensinar para você como estudar de graça para o Exame 39 e até melhor do que se você tivesse fazendo um cursinho pago, ok?

Como Estudar de Graça para OAB

Bem, sabe aquela express√£o “H√° males que vem para o bem”?

Pois √©, se voc√™ n√£o est√° podendo pagar um curso para o Exame 39, isso pode at√© n√£o ser uma coisa ruim porque se voc√™ der uma pesquisada por a√≠, a grande maioria dos cursos √© focada em aulas longas e uma carga super extensa de conte√ļdo.

Método Passe na Ordem

E com o tempo que temos até essa prova, um curso longo assim pode ser mais um tiro no pé do que realmente uma ajuda para você passar.

Deixa eu explicar melhor…

Vamos supor que voc√™ vai come√ßou o seu estudo no √ļltimo dia de inscri√ß√£o para o Exame 39 que foi no dia 14 de setembro e isso significa que voc√™ ter√° apenas 66 dias de preparo at√© a prova da primeira fase que ocorre no dia 19 de novembro.

O problema aqui é que a grande maioria desses cursos que você encontra tem umas 700 a 800h de aulas gravadas.

Então se você dividir 800h por 66 dias de estudo, você teria que estudar 12h todos os dias, sem nenhuma interrupção, para poder completar 100% do curso até a prova da primeira fase do 39.

Então a pessoa que não calcula isso, se inscreve em um curso caro, não consegue ver todas as aulas, estuda mal e consequentemente é reprovado no exame.

Isso √© algo muito comum de acontecer e que n√£o vejo quase ningu√©m falando por ai. Talvez porque tenha muita gente ganhando dinheiro com a reprova√ß√£o dessas pessoas…

Enfim, nesse exemplo aí, mesmo se você estudar 5h por dia você não chegaria a ver nem 50% do curso até a prova e com toda certeza iria para prova despreparado.

Por isso que eu digo que há males que vem para o bem, porque não tendo grana para o curso, você também está evitando esse golpe de pagar caro e não conseguir estudar tudo a tempo.

Estudo Sem Custo para Prova da OAB

No meu caso eu também não podia pagar um curso assim e foi ai que percebi uma coisa:

Método Passe na Ordem

A OAB n√£o baseia a prova dela em algum cursinho ou em algum professor, a OAB baseia a prova dela 100% na lei seca.

Então, se você parar para pensar, o papel do professor do cursinho é apenas repassar aquilo que ele leu na lei com as palavras dele.

Ou seja, aqui entra a sua primeira ferramenta de estudo gratuito para o Exame 39 que é: a LEI SECA.

A lei seca, para quem não sabe, é o texto da lei, a lei pura e simples como você encontra no vade mecum ou no site do planalto, por exemplo.

A Lei seca √© a base para a prova da OAB desde que essa prova existe e, apesar se ser o que fundamenta todas as quest√Ķes, poucas pessoas estudam usando a lei (o que na minha vis√£o √© um dos maiores erros que voc√™ pode cometer no estudo).

Porque se a gente parar para pensar, tanto a primeira quanto a segunda fase tem base na lei, então é a coisa mais óbvia do mundo fazer o estudo pela lei que fundamenta a prova.

Então, você não precisa de um professor te explicando o que estudar, você mesmo pode ler o que precisa direto na lei seca e você pode fazer isso tanto pelo seu vade mecum atual (se ele estiver atualizado) ou gratuitamente pelo site do planalto onde fica toda a legislação atualizada.

Eu mesma fiz todo o meu estudo pelo site do planalto e só comprei um vade mecum novo quando fui estudar para a minha segunda fase, porque assim eu consegui pegar um vade mecum bem atualizado e por um preço melhor do que o preço de lançamento (então fica mais essa dica para você economizar ainda mais no estudo para a primeira fase).

Como Estudar para OAB Sozinho

“Mas, Raiany, como eu vou saber o que estudar pela lei seca?‚ÄĚ

Essa é uma pergunta importante e a melhor forma de saber o que priorizar no seu estudo não é assistir intensivão de 4h no youtube criado pelos próprios cursos que você não pode fazer.

Método Passe na Ordem

A melhor forma é analisando as provas passadas.

A OAB acaba tento que priorizar alguns assuntos nos exames dela e focar aquilo que ela acha mais importante e o interessante nisso é que algo importante para ela em uma prova, tem muita chance de continuar importante para outras provas também.

Por exemplo, esta aqui abaixo é uma parte da análise que eu forneço para os meus alunos e ela é inteiramente criada em cima das provas passadas.

A minha an√°lise completa para o Exame 38 tinha 61 dos 80 assuntos cobrados na prova.

Então 76% da prova estava ali no que eu separei comom importante a ser estudado e tudo isso tem base em algo que você mesmo pode fazer consultando as provas passadas.

Ou seja, os assuntos que você identificar que são importantes nas provas passadas, são assuntos que você vai buscar lá na lei seca para entender bem a fundamentação.

Então, o mapa do que você precisa estudar são essas provas passadas e você tem acesso a elas de forma gratuita lá no site da prova da OAB.

Inclusive neste vídeo abaixo eu explico como você pode baixar essas provas lá no site da OAB e como usar elas no seu estudo.

V√ćDEO: ūüďĄ Provas da OAB para IMPRESS√ÉO e Como Usar no Estudo

Ah, lembrando que essa análise, para realmente refletir o que a OAB prioriza nas provas, ela precisa ser feita com várias provas, quanto mais provas você usar, mais precisa fica sua análise, ok?

Para os meus alunos eu entrego minha an√°lise pronta com base nas 10 provas passadas, ent√£o o estudo fica super preciso e as chances de passar s√£o muito grandes.

Mas, eu sei que 10 provas passadas parece muita coisa, ent√£o v√° analisando as provas sempre da mais recente para a menos recente.

Para o Exame 39, por exemplo, analise o exame 38, 37, 36 e assim vai. E quanto mais você avançar, melhor vai ser o seu preparo, ok?

Bem, sabendo o que estudar e por onde estudar, fica faltando apenas uma pe√ßa desse quebra-cabe√ßa que √© a pr√°tica para fixar as informa√ß√Ķes que voc√™ aprendeu.

No meu caso eu usei muito uma conta gratuita do qconcursos, pois eles reuniam todas as quest√Ķes das provas passadas da OAB.

Por√©m, hoje em dia a plataforma deles mudou muito e j√° n√£o permite mais voc√™ ver gratuitamente os coment√°rios que outras pessoas fazem nas quest√Ķes (o que √© uma pena).

Mas h√° v√°rias outras plataformas como essas que re√ļnem quest√Ķes dos exames da OAB e o foco √© mais em saber como usar essas quest√Ķes do que realmente a plataforma que voc√™ vai usar

Mas fique esperto! Estudar por quest√Ķes para fixar o conte√ļdo n√£o √© s√≥ ler a quest√£o, chutar uma alternativa e verificar o gabarito, √© necess√°rio fazer mais do que isso.

Eu já ensinei neste vídeo abaixo exatamente como fazer isso da forma certa, então depois de terminar de ler este artigo aqui vai lá e assista para saber como fazer.

V√ćDEO: COMO Estudar para OAB por QUEST√ēES [‚úÖFORMA CERTA]

Como Passar na OAB Sem Cursinho

Ent√£o, a LEI SECA ser√° sua fonte gratuita de estudo, as provas passadas seu guia gratuito do que estudar e um banco de quest√Ķes ser√° sua fonte gratuita para fixar o que foi estudado na lei.

Seguindo essa estrutura de estudo você tem tudo para fazer um bom estudo focando apenas no que a OAB realmente tem chance de cobrar.

E o melhor disso tudo é que é um estudo ativo que pode ser feito em muito menos tempo que um estudo convencional de videoaulas de matéria.

Eu mesma tinha 2 a 3h no dia para estudar e consegui ser uma das poucas da minha turma a passar de primeira usando exatamente esses passos que mostrei aqui.

Então, não é porque você não está fazendo o cursinho famosão que você não tem chance de passar.

Pelo contrário, se você tiver garra e focar seu tempo estudando de forma bem objetiva como falei aqui e falo em vários vídeos lá do meu canal do Youtube, você tem tudo para fazer uma ótima preparação.

Claro que hoje eu tenho um curso ensinando essa minha forma estratégica de estudo com um passo a passo mais organizado e detalhado. Mas nada impede você de fazer um ótimo estudo de forma gratuita também.

Os ingredientes para fazer um ótimo preparo estão aqui neste artigo e se você tiver vontade de fazer acontecer dá sim para você conseguir a aprovação.

Desejo um ótimo estudo para você e espero, de coração, que essas dicas que eu passei, e que os outros artigos aqui do site e os vídeos lá do meu canal, ajudem você a vencer essa prova também.

Até mais!

Aula Gratuita

Sobre o autor