“Raiany, eu estou no 8º semestre, posso fazer o Exame 39 da OAB?”
Muita gente tem me mandado esta dúvida e a resposta é um pouco mais complicada do que se imagina.
Mas é por isso que eu criei esse vídeo, então me acompanhando aqui eu te garanto que a minha explicação vai esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto, ok?
OAB no 8º Semestre
Bem, assim como qualquer exame da OAB, o edital é o manual de regras de como vai acontecer o Exame.
E lá geralmente está previsto que a pessoa só pode fazer o exame quando essa estiver no nono ou décimo semestre do curso de direito ou já estiver formada.
E detalhe, a OAB inclusive prevê sanções caso você descumpra isso, podendo ser algo administrativo ou até mesmo judicial, então é algo que precisa ser respeitado.
Porém, assim como eu já falei em outro vídeo sobre o 8º semestre lá no meu canal do Youtube, o que o edital prevê é que você precisa estar no 9º semestre quando for fazer sua prova.
Ou seja você não precisa estar no 9º semestre quando for fazer a inscrição.
E é justamente esse ponto aqui que causa dúvidas nas pessoas, então eu preciso que você preste muita atenção no que eu vou explicar, para que você entenda certinho, ok?
Vamos usar como exemplo o Exame 37.
No caso do Exame 37 as inscrições dele ocorreram em dezembro de 2022 e a primeira fase foi em fevereiro de 2023.
Ou seja, se eu estivesse no 8º semestre em dezembro de 2022, e em janeiro de 2023 eu estivesse no 9º semestre, eu poderia fazer prova da primeira fase do Exame 37, que ia ocorrer em fevereiro, pois essa era a regra prevista no edital.
Então na prática eu estaria fazendo a inscrição ainda no 8º semestre em 2022, mas na data de fazer primeira fase do 37 eu já estaria no 9º semestre que seria em 2023, respeitando assim o Edital, entendeu?
OAB no 8º Período
Agora com o Exame 39 será diferente.
O grande problema que deixa o Exame 39 diferente são as suas datas.
No caso do Exame 39 teremos as inscrições e setembro de 2023, a prova da primeira fase em novembro de 2023 e a prova da segunda fase em janeiro de 2024.
Ou seja, aqui o caso é diferente do Exame 37 onde você acabava se inscrevendo em um semestre e fazendo as duas provas em outro semestre.
No caso do 39, se você estiver no 8º semestre na época da inscrição, você provavelmente também estará no 8º semestre no dia de fazer a prova da primeira fase.
E neste caso acabaria entrando em conflito com a regra geralmente prevista no edital como eu expliquei antes.
Ou seja, no dia da prova da primeira fase você geralmente precisa estar no 9º semestre.
Se este não for o seu caso, é provável que você não vá conseguir fazer a prova e terá que se preparar para outro exame mais para a frente, entendeu?
Mas por que eu falo provável?
Porque só teremos certeza se será ou não possível fazer essa prova nessa situação com a publicação do edital.
Exame 39 OAB no 8º Semestre
O Exame 39 será o primeiro depois de muitos anos a ter a primeira fase em um ano e a segunda fase o ano seguinte.
Então talvez essa diferença dos exames anteriores faça ter algum ajuste no edital.
Mas realmente só teremos certeza disso com a saída do edital que sai dia 28 de agosto.
Então, levando em conta esta lógica que eu expliquei, só seria possível fazer a prova do exame 39 estando no 8º semestre se o edital sair mostrando esta observação, caso contrário não seria possível fazer a prova.
Pode fazer OAB no 8º Semestre?
“E o que eu faço Raiany, eu queria fazer o Exame 39, mas estou neste caso do 8º semestre”.
Bem, se você está no oitavo semestre e já está no embalo de estudar para a OAB, não tem problema.
Você pode começar o seu preparo tendo em mente que o edital vai definir se você vai poder ou não fazer o Exame 39 ou se você já vai estar focando o Exame 40.
Hoje eu tenho muitos alunos na minha turma que estão no 8º semestre e estão seguindo minha estratégia de estudo com foco no Exame 39.
E por que essas pessoas estão fazendo isso?
Porque se o edital confirmar que é possível, elas já vão estar super adiantadas no preparo e tem muita chance de passar logo no 39.
E se o edital disser que elas não podem fazer a prova, elas já vão estar com o preparo encaminhado para o Exame 40, precisando apenas fazer um revisão ali mais perto da prova.
Então é uma questão de estratégia que cada pessoa precisa decidir.
Eu pessoalmente estudaria para o Exame 39, pois mesmo que não pudesse fazer essa prova, eu não perderia o meu preparo, eu já teria adiantado muito estudo para vencer o Exame 40.
Inclusive se você quiser entender um pouco mais sobre o meu método de preparo estratégico para OAB, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui abaixo:
Como Estudar para a OAB
Nesse meu método eu ensino como as pessoas podem estudar de uma forma muito mais prática focando a atenção apenas naquilo que a OAB realmente tem chance de cobrar.
Então em vez de ficar assistindo aula o dia inteiro até cair no sono, aqui você precisa cobrir apenas o que eu separo na minha análise e essa análise é super precisa.
No exame 38, por exemplo os assuntos de mais de 61 questões da prova estavam nela.
Então quem cobre bem o que eu separo e estuda da forma que eu ensino lá no método, consegue fazer um ótimo preparo sem perder tempo com conteúdo inútil.
E conseguir ter um estudo eficiente em pouco tempo é justamente o que a gente precisa para o Exame 39 que não está tão longe assim.
Enfim, espero que esta minha explicação sobre o Exame 39 e o 8º semestre tenha esclarecido suas dúvidas.
E se tiver mais alguma dúvida pode deixar nos comentários do vídeo lá no Youtube que eu mesma vou responder, ok?
Até a próxima!